
Rui Costa, presidente do Benfica
Filipe Amorim/Global Imagens
Líder encarnado vai fazer balanço dos primeiros três meses de mandato com o clube a viver fase conturbada.
Eleito a 9 de outubro como o 34.º presidente do Benfica, Rui Costa dá hoje a cara para abordar o momento atual do clube, conturbado tanto a nível desportivo como fora do campo.
Na primeira entrevista desde que foi escolhido pelos sócios - com votos de 33754 dos 40085 associados que participaram no ato eleitoral - para assumir funções como sucessor de Luís Filipe Vieira, Rui Costa deverá ser chamado a abordar diversos temas quentes, isto na sequência da saída de Jorge Jesus do Benfica e dos casos ligados ao anterior presidente das águias, quer judiciais quer de negócios e relações, conhecidos na sequência da divulgação das escutas do processo Cartão Vermelho, no qual o antigo líder do clube da Luz é arguido.
Rui Costa irá aproveitar para fazer, à BTV, numa entrevista em canal aberto, às 22h00, um balanço dos primeiros três meses de mandato, procurando esclarecer os sócios benfiquistas quer de diversas situações do presente do clube quer do futuro. A vertente desportiva estará em cima da mesa, isto numa altura em que a equipa está mal classificada, ocupando apenas o terceiro lugar na Liga Bwin, tendo ainda sido afastada da Taça de Portugal, pelo FC Porto. Depois de um arranque de temporada em grande estilo, com a qualificação para a Champions e a liderança no campeonato, o Benfica vive agora assim uma situação bem mais complicada, tendo existido até divergências no balneário entre jogadores e Jorge Jesus, que ditaram a saída do técnico.
A nível extra desportivo, o Benfica tem estado também no olho do furacão face às revelações ligadas ao comportamento de Luís Filipe Vieira enquanto líder das águias, sendo que os sócios pretendem ver esclarecidas várias questões a propósito desse tema, mas também sobre a auditoria forense ao clube e a revisão de estatutos. O movimento Servir o Benfica, liderado por Francisco Benitez, candidato derrotado nas eleições de outubro, emitiu mesmo ontem um comunicado expressando estes como alguns pontos que deseja ver Rui Costa a abordar, assim como as situações de Domingos Soares de Oliveira, CEO do grupo empresarial Benfica, e Miguel Moreira, administrador da SAD que está de saída.
As questões que exigem respostas
1 Jorge Jesus foi queimado pelo plantel ou já não havia condições para continuar?
2 Assume como um erro ter autorizado que Jesus se reunisse com dirigentes do Flamengo antes de dois jogos com o FC Porto?
3 Nélson Veríssimo é um treinador a prazo ou está nos planos da SAD mantê-lo para a próxima época?
4 O Benfica está vendedor ou comprador no atual mercado de transferências? Recusa vender Darwin por 50 milhões de euros?
5 Três meses depois de ser eleito, pode revelar de forma simples e realista em que consiste o projeto desportivo em marcha?
6 Depois de uma época para esquecer, o Benfica volta a estar longe da liderança do campeonato. Como se explica mais este fracasso?
7 John Textor continua a ser "persona non grata" como eventual investidor de referência da SAD?
8 Quando está previsto ser apresentado aos sócios o projeto de revisão dos estatutos?
9 Prometida para outubro, qual a nova data limite para serem reveladas as conclusões da auditoria interna?
10 Não o foi ainda para não surgirem mais assuntos embaraçosos na praça pública?
11 Tendo em conta tudo o que tem sido revelado das escutas do processo Cartão Vermelho, ainda acredita que Luís Filipe Vieira não espoliou o Benfica?
12Admite a expulsão de sócio de Luís Filipe Vieira face ao que tem sido revelado pelas escutas?
13Pode assumir perante os sócios e adeptos que, apesar do muito que tem sido revelado, Rui Costa não teve conhecimento de esquemas do então presidente?
14 Se dirigentes ou funcionários do Benfica forem acusados em algum dos processos judiciais em curso, terão de se demitir e deixar a SAD ou o clube?
15 Confirma que o pagamento da ama e do colégio do filho consta no contrato de Domingos Soares de Oliveira? Tratou-se de uma decisão do presidente ou foi votado pela administração da SAD?
16 Depois do abraço de Pinto da Costa, Benfica e FC Porto vão continuar de costas voltadas em termos de relacionamento direto?
