Fatih Terim tem agora dupla ligação ao Benfica: conhece bem Kerem Akturkoglu e tem uma grande relação com o presidente do clube da Luz
Corpo do artigo
Com a chegada de Kerem Akturkoglu ao Benfica, Fatih Terim tem agora ligação dupla ao clube da Luz. Isto porque além de conhecer bem o novo camisola 17 do plantel agora liderado por Bruno Lage tem uma grande relação com Rui Costa, que orientou na Fiorentina e no Milan, em 2000/01 e 2001/02, respetivamente. Aliás, tal como levou Akturkoglu para o Galatasaray, o Imperador também foi o responsável pela mudança de clube em Itália do Maestro.
“Rui Costa é uma pessoa do futebol muito inteligente. Quando fui da Fiorentina para o Milan houve muitas razões pelas quais disse: ‘Se tenho a oportunidade de ter um novo jogador na minha equipa então quero o Rui Costa.’ Ele percebe o futebol e os jogadores muito bem. Estou feliz que o Benfica tenha contratado Kerem Akturkoglu para o seu plantel no último dia de mercado”, conta, ele que aos 71 anos está agora sem clube, depois de ter treinado o Panathinaikos em 2023/24 - antes passou grande parte da sua carreira de técnico a liderar o Galatasaray e a seleção da Turquia.
“Honestamente, fiquei muito comovido por ver dois dos meus antigos jogadores juntos na cerimónia de assinatura do contrato”, atira, a propósito do momento da oficialização da transferência de Akturkoglu do campeão turco para o emblema encarnado, já neste mês de setembro. “Sei que Rui Costa tem a noção que tem um grande jogador na sua equipa. Irei a Lisboa assim que for possível para ver um jogo do Benfica. Assim, terei a oportunidade de apoiar ao vivo tanto o Rui Costa como o Akturkoglu”, expressa Fatih Terim ao nosso jornal.
Relação marcante em solo transalpino
Rui Costa e Fatih Terim encontraram-se como jogador e treinador, respetivamente, na Fiorentina, em 2000/01. A relação perdurou e impressionado com o médio português o técnico quis a sua contratação no ano seguinte, no Milan. Desde aí, ficou a admiração e respeito mútuo.