Presidente do Benfica destacou a importância do antigo jogador e treinador para o futebol português
Corpo do artigo
Presente no velório que decorreu na noite desta sexta-feira na Basílica da Estrela, Rui Costa fez questão de homenagear a memória de Artur Jorge, não deixando de explicar porque considera ter o antigo jogador e treinador sido importante para o futebol português. "Uma enorme tristeza, como disseram. Uma referência do futebol nacional e mundial, todos os portugueses devem estar orgulhosos de pessoas que tiveram carreiras como a do míster Artur Jorge. Estou em representação também do Benfica, enquanto presidente, por tudo aquilo que deu ao clube, como jogador e treinador, mas também em nome pessoal, pois foi meu treinador na Seleção. Uma tristeza enorme ver partir pessoas assim, tão queridas e tão boas para o país, que merecem esta homenagem de todo o país", afirmou o líder encarnado.
Rui Costa sublinhou a passagem pela Seleção Nacional do ex-técnico que morreu esta quinta-feira aos 78 anos. "Ele treina a Seleção depois do Euro'1996 e para todos nós naquela geração, que não tinha tido a oportunidade de ter mais cedo o míster Artur Jorge, era um bocado o 'rei vai treinar-nos'. Era o sentimento de 'ver o que isto vai dar, como ele é realmente'", lembrou.
O dirigente dos encarnados recordou ainda a "história que nunca gosta de contar", sobre a expulsão no Alemanha-Portugal de 1997, quando o árbitro lhe mostrou o segundo amarelo quando estava a ser substituído, precipitando o empate e consequente adeus à qualificação para o Mundial'1998. "A minha expulsão na Alemanha pelo Marc Batta acaba por nos tirar do Mundial'1998 e ele paga, injustamente, por isso. Eu estava desesperado e ele tentou que eu levantasse a cabeça. Vocês conhecem bem o perfil deste senhor, um grande homem, inteligente e grande condutor de homens. Foi o que ele fez nesse dia comigo e agradeço-lhe. Foi um privilégio tê-lo connosco", completou.
Confrontado com as palavras de José Mourinho, ao afirmar que "Portugal esqueceu que havia um histórico do nosso desporto", Rui Costa insistiu na importância de Artur Jorge no futebol nacional. "Foi um grande senhor do futebol português e como tal, assim como outros portugueses em outras áreas, devem ser bem lembrados pelo país. Infelizmente, pela dimensão do nosso país, e cada vez tendo mais nome lá fora, mas naquelas alturas em que ele jogou e treinou não havia aqueles meios todos para sermos conhecidos lá fora. E Artur Jorge é uma dessas personagens que levou bem alto o nome do futebol português", destacou.