Discurso de Rui Costa na noite em que o Benfica celebra 121 anos
Corpo do artigo
Rui Costa introduziu no discurso de abertura da gala de entrega dos galardões Cosme Damião dois temas que marcam os últimos tempos do Benfica e que fez questão de destacar nas primeiras linhas. “Este ano ficará marcado por dois feitos históricos, sobretudo tendo em consideração a dimensão do nosso país: atingimos a extraordinária marca dos 400 mil sócios e tornámo-nos no clube com mais associados do mundo.”
Este foi um tema que até incluiu um “duelo” com o Bayern, que alega ter chegado primeiro ao número redondo que os encarnados apontam, mas o líder benfiquista, fintando essa polémica, preferiu destacar que este é “um claro sinal de vitalidade do Benfica, da sua dimensão global e da sua grandiosidade. Que ninguém tenha dúvidas: a alma do Benfica são os seus sócios. São todos aqueles que, com paixão e compromisso, fazem crescer o clube a cada dia, tornando-o mais forte e mais pujante”, completou.
O antigo jogador dos encarnados aproveitou também, e no seguimento do tema anterior, que “o ano ficará igualmente marcado pela aprovação dos novos estatutos do clube”. “Um marco fundamental na nossa História. Uma revisão que mereceu uma votação ampla e favorável, o que lhe confere uma inequívoca legitimidade. Trata-se de um passo decisivo no caminho da modernidade, no reforço do associativismo, para um Benfica mais preparado para os desafios vindouros”, referiu, acrescentando que se tratou de “um processo que deve ser motivo de orgulho para todos os benfiquistas, pela enorme participação, pela transparência e pelo espírito democrático que presidiu a toda as discussões”. “Um processo que nos deixou, enquanto clube, mais sólidos e mais coesos.”
Depois de tudo isto, Rui Costa insistiu em dirigir-se aos associados encarnados. “Deixo propositadamente para o fim uma importante e merecida referência para o que nos é de mais fundamental: os sócios e adeptos do Benfica. O Benfica é de todos vós, sócios do Sport Lisboa e Benfica. É difícil exprimir por palavras o quanto o vosso apoio, o apoio de todos os sócios e adeptos - constante, incondicional e apaixonado - representa para as nossas equipas.
“E por isso não me canso de o dizer: juntos estaremos sempre mais perto da glória. Juntos venceremos e conquistaremos ainda mais. Juntos seremos melhores. Juntos continuaremos a elevar o nome do Sport Lisboa e Benfica”, referiu, pedindo aos sócios que “continuem com o Benfica, lado a lado, nesta caminhada que acreditamos ser de sucesso”. “Juntos por mais títulos, juntos por mais conquistas”, concluiu.