Rui Borges, treinador do Sporting, fez esta sexta-feira a antevisão ao jogo com o Nacional, na Madeira, relativo à terceira jornada da I Liga e agendado para as 18h00 de sábado
Corpo do artigo
Geny Catamo e Conrad Harder são inegociáveis? “Estão convocados para amanhã. Teria de perguntar ao Bernardo se chegaram propostas, porque o meu trabalho é treinar e preparar jogos. Os dois estão convocados para jogo, na máxima força e à espera das oportunidades do míster, é nisso que me foco”.
Como estão Diomande e Maxi Araújo. Bolas paradas ofensivas, há alguém no plantel preparado para as assumir? “Acredito e espero que sim, há vários jogadores que em termos técnicos têm capacidade para dar resposta em bolas paradas, como cantos ou livres diretos. Pote, Trincão, Zeno (Debast)... Há vários jogadores, mas também depende dos momentos e da inspiração, que conta muito, dos espaços do terreno... é o máximo que pudermos controlar. Diomande e Maxi é um contrarrelógio, estamos a tentar ao máximo tê-los disponíveis para as próximas jornadas. Não posso dizer com exatidão o que poderá ser no próximo jogo ao Nacional, é um pouco contrarrelógio”.
Rayan Lucas tem treinado com a equipa principal, pode aparecer? “O Rayan veio para a equipa B, não para a A. Vemos-lhe muito potencial e acreditamos que, num primeiro momento, pela exigência da B, seria mais maduro e capaz de ajudar, apesar da tenra idade, os miúdos que estão no Sporting. É um miúdo de seleção, deverá estar no Mundial sub-20 e vemos potencial, mas ele tem de perceber e tem percebido - tem crescido, gosta de ouvir e tem trabalhado bem - mas está habituar-se à exigência do futebol europeu e do Sporting. Tem dado boa resposta e treina a maior parte do tempo connosco porque tem uma maturidade diferente e acredito que no futuro seja importante na A, mas é um jogador que veio num contexto de equipa B para no futuro se tornar num jogador da equipa principal, tal como qualquer outro da equipa B, mas só ser jogador de sub-20 da seleção do Brasil já diz muito da sua qualidade. Miúdo muito humilde e que gosta de trabalhar, ouvir e aprender”.