"Quenda e João Simões vão estar sempre a bater à porta da Seleção, vai chegar o dia deles"

Rui Borges
AFP
Rui Borges, treinador do Sporting, fez esta sexta-feira a antevisão ao jogo no terreno do Santa Clara, marcado para as 20h30 de sábado e referente à 11.ª jornada da I Liga
O Santa Clara tem algumas mudanças da época passada para esta, mas também manteve muitos jogadores importantes. Qual é o Santa Clara que espera neste jogo? "É uma equipa madura, que se conhece muito bem, a maioria dos jogadores vem das últimas duas épocas. É uma equipa muito bem organizada, o Vasco Matos está a fazer um grande trabalho no Santa Clara. E casa é uma equipa muito competitiva, que dificulta a vida aos adversários. Na época passada, o Sporting teve bastantes dificuldades nos jogos em que os defrontámos. Têm mudado algumas dinâmicas de posicionamento, no sistema inicial de jogo em relação à época passada. Em termos classificativos, o Santa Clara não está tão bem, mas tem menos um golo sofrido do que no outro ano. Vamos ter muitas dificuldades, para qualquer adversário, jogar nos Açores é sempre muito difícil. Vai ser um jogo muito competitivo, intenso, vivido. Temos de estar preparados para a exigência do jogo. Continuar o crescimento que temos tido, nos momentos ofensivo e defensivo, nas bolas paradas, nas transições, é sempre uma deslocação bastante difícil."
Como encara a convocatória da Seleção Nacional? Qual é a condição clínica de Fresneda? "A chamada dos quatro [Rui Silva, Gonçalo Inácio, Pedro Gonçalves e Francisco Trincão] é natural pelo momento de forma de todos eles. O Pedro Gonçalves e o Trincão estão num momento de forma muito bom, o Rui Silva fez um grande jogo para a Champions, o Inácio tem sido muito consistente nas suas exibições, tem crescido imenso, está um jogador muito mais maduro, mais líder. Era expectável estarem nas escolhas do mister [Roberto Martínez]. Não olho dessa forma [para a não convocatória de Geovany Quenda e João Simões], Quenda também poderia estar na Seleção principal, João Simões também está numa fase muito boa, apesar da tenra idade. São jogadores que, acredito, vão estar sempre a bater à porta da Seleção, vai chegar o dia deles. O Iván [Fresneda] está em processo de reabilitação, vamos tentar perceber como está, e como será o tempo esperado [de recuperação]."

