Rui Borges procura história: Bessa é terreno maldito para o treinador do Sporting
Treinador leonino perdeu sempre que jogou com o Boavista fora. Ao serviço do Moreirense e do Vilafranquense foi derrotado por 1-0 em duas partidas. No ano passado, o clube de Alvalade levou a melhor por 2-0, na deslocação ao Porto, mas há dois anos perdeu por 2-1
Corpo do artigo
Dois jogos, duas derrotas. É este o registo de Rui Borges no Estádio do Bessa, casa do Boavista, equipa que o treinador do Sporting nunca venceu na sua carreira como técnico principal.
Borges já defrontou os axadrezados em quatro ocasiões. A primeira aconteceu a 27 de novembro de 2022, quando ainda treinava o Vilafranquense, que na altura deslocou-se ao Bessa, onde viria a perder por 1-0, graças a um golo de Yusupha, na segunda jornada da fase de grupos da Taça da Liga.
O segundo duelo com os boavisteiros aconteceu cerca de um ano depois, a 6 de outubro de 2023, quando Borges já orientava o Moreirense. Em casa, na jornada 8 da Liga, os cónegos não foram além de um empate com a equipa do Boavista, que na segunda volta, no Bessa, derrotou os minhotos por 1-0, na jornada 25, com um golo de Miguel Reisinho.
O último frente a frente de Borges com as Panteras aconteceu já esta época, quando o técnico estava no comando no V. Guimarães. Na jornada 8, a 6 de outubro do ano passado, as duas equipas empataram a dois golos. Resumindo, Rui Borges perdeu duas vezes no Bessa e empatou duas vezes em casa com o Boavista.
A partida de domingo, às 20h30, vai, assim, ser um duro teste para o técnico natural de Mirandela, ele que procura segurar a liderança no campeonato à frente do Benfica, rival que entra em campo horas antes, recebendo o Aves SAD, pelo que pode estar à condição na frente quando for dado o apito inicial na casa dos axadrezados.
Ora, o Estádio do Bessa é um campo tradicionalmente difícil tanto para o Sporting, como para o Benfica e para o FC Porto. No ano passado, os leões levaram a melhor por 2-0, com golos de Geny Catamo e de Pedro Gonçalves, numa época em que os verdes e brancos acabaram por conquistar o título de campeão nacional.
Contudo, há dois anos, quem saiu por cima foi o Boavista, que em 22/23 triunfou por 2-1, com um bis de Bruno Lourenço. Marcus Edwards, que vai render 10 milhões de euros ao Sporting com a subida do Burnley à Premier League, marcou o golo do clube de Alvalade.
Recuando mais no tempo, em 2020/21, quando o Sporting também foi campeão, os leões também saíram do Bessa com motivos para sorrir. Porro e Nuno Santos assinaram os golos da equipa lisboeta, que procura conquistar o bicampeonato, algo que foge ao clube há 70 anos.