Rui Borges: o guerreiro Nuno Santos, Diomande longe da CAN'2025 e Quenda sem Seleção A

Rui Borges
LUSA
Rui Borges, treinador do Sporting, fez esta sexta-feira a antevisão ao jogo no terreno do Santa Clara, marcado para as 20h30 de sábado e referente à 11.ª jornada da I Liga
Nuno Santos tem tido uma resposta positiva na recuperação? Com o seu regresso à equipa, abre-se a porta para a saída de Matheus Reis? "Nuno Santos faz de lateral, de extremo, tomara eu que Nuno Santos seja 100% opção para o treinador, e não sai ninguém. É uma lesão difícil, ele tem tido essa capacidade, é um autêntico guerreiro, está melhor, tem melhorado imenso. Pelo que tenho analisado, acredito que ele está melhor, e cada vez mais perto [de regressar]. Tem parâmetros que tem de cumprir, está nesse caminho, oxalá possa contar com ele em janeiro."
Carlos Forbs, que tem sido suplente nos Sub-21, foi convocado para a Seleção principal, e Quenda, que tem sido titular, ficou de fora, isto é injusto? Se Diomande falhar a CAN, o Sporting ganha um "reforço", ficaria feliz? "No nosso papel, se ficar aqui, melhor para nós. Anos de Europeus, de grandes competições de seleções, mexem sempre com os jogadores, acredito que também mexe um bocadinho com Diomande, quererá sempre representar a sua seleção. Se não for, acredito que o jogador poderá ficar triste, mas ele está focadíssimo no Sporting. Se ficar, é mais uma solução, é um jogador importante, ficaria feliz se ele ficasse, mas triste, se ele ficar triste, eu gosto muito deles, e quero que sejam felizes. Todos nós faríamos uma seleção ou um onze inicial diferente, vocês [jornalistas] fariam o onze do Sporting diferente. Não vou falar de justiça ou injustiça. O treinador [Roberto Martínez] percebe a dinâmica, a estratégia, tem de olhar para os jogos que vai encontrar, se achou da melhor forma outra alternativa, o Quenda tem de respeitar, está no crescimento dele, tem 18 anos. Convém lembrar que eles ainda têm de crescer, por vezes é bom chamá-los à terra, não criar uma expectativa demasiado alta. O Quenda tem de compreender, e estar feliz por ter sido chamado para os Sub-21, ele sabe da importância que tem para essa seleção, tem de estar feliz por representar Portugal, sejam em que seleção for. Como português, acredito sempre que serão as melhores escolhas [as de Roberto Martínez]. Se ele achar que são as melhores, para mim são as melhores também. A justiça é muito relativa, ficarei feliz quando Quenda for chamado à seleção principal, fico feliz por ter sido chamado aos Sub-21."

