
Rui Borges
Sporting CP
"Ambição de ganhar" do Sporting tem de estar acima da queda de neve, diz Rui Borges
O treinador do Sporting, Rui Borges, afirmou esta sexta-feira que a "ambição de ganhar" na visita ao Arouca, na I Liga, tem de estar acima das dificuldades que uma possível de queda de neve possa provocar.
"A ambição e o querer ganhar têm de estar acima de tudo o resto, [assim como] ter a responsabilidade de que temos de ganhar, ponto final", atirou o técnico, em conferência de imprensa, em Alcochete, questionado sobre se a equipa estava preparada para jogar na neve.
As previsões meteorológicas indicam a possibilidade de queda de neve na região de Arouca na madrugada deste sábado, não sendo provável que isso aconteça mais perto da hora do jogo, que começa às 18h00.
No entanto, será um encontro "difícil, mesmo sem neve", alertou o técnico, apelando à capacidade de adaptação dos seus jogadores às adversidades.
"Vamos ver o que o jogo vai pedir, o estado do terreno, se vai chover ou não, se vai estar temporal ou não. São coisas que nós vamos ter de ter uma capacidade de adaptação grande, mas os campeões são assim: têm de se adaptar, têm de ganhar, independentemente das circunstâncias", apontou.
"Não se prepara, porque não temos neve aqui. Vamos ter que tratar da neve artificial [risos]. É uma questão de momento. Ainda hoje choveu torrencialmente no treino, a malta fica logo congelada e quer acabar o treino. Essa adaptação às circunstâncias é difícil para toda a gente, mas a ambição e o querer ganhar têm de estar acima de tudo. Se tiver de ser de fato de macaco, é de fato de macaco, se for de t-shirt e chinelos será de t-shirt e chineles. O grupo tem esse espírito de adaptação", vincou.
A conquista dos três pontos, de resto, é fundamental para o objetivo anteriormente traçado por Rui Borges de "fazer melhor" na segunda volta do campeonato do que na primeira.
O técnico dos bicampeões nacionais acredita "claramente" que ainda pode alcançar o tri, "senão mandava já as faixas [de campeão nacional] para o primeiro classificado", o FC Porto, que segue com sete pontos de avanço sobre os verde e brancos.
"Teremos, com toda a certeza, uma oportunidade de voltar a ser campeões. No ano passado também estivemos oito pontos à frente do segundo classificado e, de repente, passámos para um atrás do primeiro. Por isso, perdemos nove pontos", exemplificou.
Por isso, perspetivou, "o que aconteceu no ano passado" ao Sporting e, "se calhar, já aconteceu noutros campeonatos", mantém a esperança viva em Alvalade.
"Estamos a sete pontos, é certo, mas falta uma segunda volta toda. Jogos competitivos e a exigência é para toda a gente, para nós e para quem vai em primeiro", resumiu.
O Sporting procura, em Arouca, a segunda vitória consecutiva na I Liga, após o triunfo sobre o Casa Pia (3-0), que se seguiu a um empate na visita ao Gil Vicente (1-1), na ronda anterior, que deixou a equipa orientada por Rui Borges a sete pontos do líder, o FC Porto.
Os leões deslocam-se à Serra da Freita quatro dias após vencerem o campeão europeu, Paris Saint-Germain (2-1), em encontro da fase de liga da Liga dos Campeões.
Já o Arouca, orientado por Vasco Seabra, segue em 13.º lugar na I Liga, com 17 pontos, mas venceu apenas um dos últimos quatro encontros, precisamente na última jornada, na visita ao AVS (1-0).
O Arouca-Sporting, com início previsto para as 18:00, no Estádio Municipal de Arouca, tem arbitragem de Hélder Carvalho, da Associação de Futebol de Santarém.


