Rui Borges explica o porquê de não ter visto lance polémico nos Açores: "Deixa-me triste, não sou mentiroso"

Rui Borges
EPA
Rui Borges, treinador do Sporting, fez esta segunda-feira a antevisão ao jogo no terreno do V. Guimarães, marcado para as 20h45 de terça-feira e referente à 15.ª jornada da I Liga
Já viu as imagens do lance do penálti no jogo contra o Santa Clara? Nos jogos fora de casa, o Sporting não tem imagens do jogo através do tablet? Disse que não teve imagens, mas em Munique teve, porque comentou um lance no fim do jogo... "São coisas diferentes. Infelizmente, vivemos numa sociedade que é triste em alguns momentos, há muita falta de respeito para com o Sporting e o treinador do Sporting. Graças a Deus tive uma boa educação dada pelos meus pais, com muitos valores. Por isso é que se calhar estou aqui como líder do Sporting. Deixa-me triste, não sou mentiroso. Eu não tinha visto o lance, só vi no avião. Nos jogos em casa temos dois tablets, um tem a transmissão da Sport TV e o outro tem o canal aberto, que é nosso, com as nossas imagens, de ângulo aberto. É difícil ver as imagens. O tablet serve para cortes durante o jogo, para falarmos ao intervalo e ajustarmos mesmo durante o jogo. A imagem está lá, mas em ângulo aberto, não se consegue analisar o lance. Por isso é que me veem a olhar para o tablet. Podiam ter perdido tempo a olhar para os jogadores a perguntaram-me se era penálti e eu a dizer que não sabia se era penálti. Podiam ter perdido tempo a ver um dos adjuntos a tentar abrir os vídeos no telemóvel, mandados pela comunicação do Sporting, e nem isso conseguimos, por causa da internet. Eu não olhei para o telemóvel. Estive 12 minutos sentado à espera da decisão. Só vi a imagem no avião. É tudo adivinhar. Ninguém viu a imagem no tablet, pois não? Mas dizem que o míster está a mentir, que viu a imagem... Fico triste, é uma sociedade que alimenta-se do ódio. Há muita gente no futebol que tem memória curta, seletiva, esquecida em alguns momentos. É a única coisa que falo sobre isto. Em relação ao lance, acontecem muitos noutros jogos e depois é o critério dos árbitros. Há um toque, depois é o critério do árbitro. Em alguns lances marca-se, noutros não se marca. Não falo mais sobre o jogo com o Santa Clara, escusam de perguntar sobre a arbitragem. Tenho estado sempre a responder a tudo e falta algum respeito pelo treinador do Sporting. Hoje só falo do jogo com o Vitória."
Francesco Farioli disse que é preciso tomar medidas drásticas em relação ao clima que se vive no futebol português. Esta temporada vai ficar marcada pela arbitragem? "Não vou entrar no discurso de ódio. Devemos valorizar mais o futebol do que torná-lo negativo. Não vou falar sobre isso. É Luís Pinto e Vitória."

