Prospeção SAD estuda opções no Brasil antes de tomar uma decisão definitiva sobre a continuidade do central. Internacional português tem o aval de Conceição, mas sabe que a operação pode não avançar dentro do prazo determinado para ser acionada a opção de compra (31 de maio). O desejo passa por ficar.
Corpo do artigo
A continuidade de Rúben Semedo no FC Porto está em suspenso e dependente do estudo que os dragões estão a efetuar às opções existentes, principalmente no mercado brasileiro.
Apesar de ter tido poucas oportunidades para jogar durante os quatro meses de empréstimo do Olympiacos, o internacional português deixou boas indicações a Sérgio Conceição, que pretende mantê-lo no plantel na próxima temporada. Pepe, Fábio Cardoso e Marcano são os únicos centrais com contrato em 2022/23 e Semedo seria outro elemento que evitaria um período de adaptação, pelo conhecimento que tem do balneário, da ideia de jogo da equipa e ainda do futebol português.
A SAD tem até 31 de maio para exercer o seu direito de preferência, acionando a opção de compra fixada nos 5,5 milhões de euros, mas, segundo informações recolhidas por O JOGO, o defesa de 28 anos já foi informado de que a operação poderá não se concretizar dentro desse período. Se este cenário se verificar, a transferência ficará subordinada à vontade do clube grego, cuja prioridade passa por encaixar algum dinheiro com o jogador neste defeso.
Foi com esta incerteza que Rúben Semedo rumou ao Algarve para gozar um período de férias. A vontade de continuar no FC Porto, contudo, foi assumida desde a apresentação e repetida anteontem, numa publicação nas redes sociais. "Incrível tudo o que vivi de azul e branco. Obrigado a todos por me terem recebido de uma forma tão especial e me terem abraçado da maneira absolutamente inacreditável que o fizeram. Vamos por mais", escreveu o internacional português, claramente apostado em prosseguir a carreira nos portistas, por quem esperou durante o mercado de janeiro.
A entrada com a temporada em andamento colocou-o no fim da hierarquia dos centrais, mas Rúben espera que uma boa pré-época lhe permita ocupar a vaga deixada pela saída de Mbemba. A paciência de que o congolês precisou até se fixar nos azuis e brancos, de resto, serviu de inspiração para Semedo, que encarou os "empréstimos" à equipa B como mais uma oportunidade para mostrar a Conceição o seu comprometimento. Resta perceber se será recompensado com a continuidade.
Começo de férias... a trabalhar
O almoço de equipa de segunda-feira, realizado na unidade hoteleira onde habitualmente estagia nos jogos em casa e no Norte do país, marcou o início das férias no FC Porto, mas Rúben Semedo não parou totalmente.
O internacional português tem sido visto a correr pela zona do Algarve, como prova o vídeo publicado na página online de O JOGO, e vai tentando manter-se focado no treino enquanto aguarda por uma definição em relação ao futuro. Se for nos dragões, a preparação de 2022/23 deverá arrancar na última semana de junho.