
Rúben Semedo com a camisola do Olympiacos
Ivan del Val/Global Imagens
Soares, ex-avançado do FC Porto, colocou-se à margem do interesse no colega de equipa, mas vê-lo com o perfil certo para os dragões.
Corpo do artigo
Já foi em 2020 que Tiquinho Soares deixou o FC Porto, mas este nunca sairá dele - foi fácil perceber isso na conversa que o avançado teve com O JOGO, já em Portugal para passar as festas. Colega no Olympiacos, Rúben Semedo pode ser o próximo a vestir de azul e branco e nisso, como é natural, deixou passar a bola. Que o defesa-central encaixa em "qualquer equipa", não duvida.
No início do ano ficou sem clube e o FC Porto abriu-lhe o Olival para treinar. Ainda é a sua casa?
-Claro, vai ser sempre a minha casa. Independentemente de estar longe ou se alguém gostar de mim ou não. Continuo a seguir os jogos, não tem como não acompanhar, é impossível desligar. Vivi muitas coisas boas no FC Porto e não consigo ficar sem assistir a um jogo. Temos um grupo no qual estamos sempre a conversar e a recordar os melhores momentos. É daquelas amizades que se levam para a vida.
Que análise faz ao desempenho da equipa, até ao momento?
- Está uma grande equipa. Sinceramente, estou a gostar de ver os jogos, com o FC Porto em primeiro lugar no campeonato. Infelizmente, saiu da Liga dos Campeões, mas fez uma grande prova, não merecia não se ter apurado. Contudo, está a ser uma boa época e estou a torcer para que corra tudo bem.
Da forma que está o campeonato e pela experiência que tem, vê os clássicos como decisivos?
- Creio que sim, mas não apenas esses. [Decisivos] São os clássicos e aqueles jogos teoricamente mais fáceis, porque são esses que se tornam os mais complicados, muitas vezes. É que se ganhas os clássicos e depois, nos jogos que achas que vais ganhar, de repente perdes...é por isso que tanto uns como outros são decisivos.
Há algum jogador do FC Porto que o esteja a surpreender?
- O Luis Díaz está a fazer uma grande época, mas já tem o potencial dentro dele, já conhecia, já o via a fazer o que está a fazer agora. Não digo que é uma surpresa, porque joguei com ele durante uma época e é craque mesmo, está a fazer por merecer o que lhe está a acontecer. O Otávio também está a fazer uma boa temporada, mas fico com o Vitinha. É a primeira época inteira dele na equipa principal e, com esta esta sequência de jogos, está a sobressair.
O Rúben Semedo é alvo do FC Porto para o mercado que se avizinha. Já lhe fez perguntas sobre o clube?
- Não me cabe a mim falar, mas não, não conversei com ele sobre essas coisas.
Pelas qualidades do Rúben, encaixava bem no estilo do FC Porto?
- O Rúben encaixa em qualquer equipa. É um jogador completo, muito bom tecnicamente, tem bom passe e é muito forte no jogo aéreo. Combina com o FC Porto porque tem raça e tem alma. Só posso dizer que é um grande jogador e uma excelente pessoa.
