
O jogador do Rio Ave, Rúben Lameiras (C), festeja com os seus colegas de equipa após marcar um golo contra o Famalicão durante o jogo da Primeira Liga de futebol, 3ª jornada, disputado no Estádio Municipal de Famalicão, 04 de outubro de 2020, MANUEL FERNANDO ARAÚJO/LUSA
LUSA
RANKING - Deu-se a conhecer na última época e na atual assume-se com o jogador mais decisivo do Famalicão e um dos destaques da I Liga.
O Famalicão de 2019/20 ainda não se encontrou em 2020/21, mas tem acelerado nesse sentido guiado por um dos poucos nomes que repete da temporada anterior.
Rúben Lameiras era um desconhecido há um ano, deu-se a conhecer aos soluços na última temporada e atinge, nesta fase, o estatuto de jogador mais decisivo do Famalicão e um dos principais destaques do campeonato.
Tem quatro golos marcados (já dobrou a marca anterior), participou em mais um golo e é diretamente responsável por salvar três empates nos três últimos desafios. Lameiras é, ainda assim, mais do que isso e do que tímido jogador que se formou em Inglaterra e apareceu em Portugal com 24 anos. De tímido, aliás, não parece ter nada, a julgar pelos números do drible na I Liga.
Tem o recorde num só jogo, tem o máximo no somatório de todos os jogos e é o segundo com mais ações do género por 90 minutos. Só não está na lista dos mais eficazes, porque essa não é para quem tenta 10 vezes por jogo e está mais sujeito a falhar. Já agora, é importante situar o jogador no contexto. Na época anterior foi 10.º neste ranking específico, mas com menos três dribles por jogo. Mas o Famalicão era, por essa altura, uma equipa diferente, menos refém do individualismo, menos voltada para tal. Nesta fase é, depois do Benfica, quem mais dribla. O que, a julgar pela carreira dos encarnados, não é necessariamente um atributo mau.
