Treinador do Sporting reivindica a entrada de um novo médio criativo ao jeito do agora jogador dos Wolves. SAD tem previsto fazer esse investimento.
Corpo do artigo
A preparação da época 2023/24 está em andamento em Alvalade e Rúben Amorim considera indispensável a entrada de um novo médio. Sabe O JOGO que, para o técnico, a contratação de um centrocampista criativo é imperativa e que o alvo pretendido está perfeitamente identificado: no caso um jogador ao jeito de Matheus Nunes.
Desempenho de Morita satisfaz, mas procuram-se outras características para desbloquear os jogos pelo corredor central e poder ter soluções para gerir o japonês em termos de condição física.
O atleta, vendido ao Wolverhampton, na véspera do clássico no Dragão da primeira volta, gerou insatisfação em Amorim, especialmente porque o treinador considerou não ter, naquela altura, alternativa viável. Atualmente, o técnico privilegia a entrada de um centrocampista que consiga desequilibrar, rompendo entre linhas com a bola dominada, e que tal solução seria determinante para desbloquear pelo corredor central jogos mais apertados. A intensidade defensiva, a capacidade de pressionar a todo o campo e a condição física para correr quilómetros são atributos desejados no capítulo sem bola.
Ao que o nosso jornal pôde saber, a SAD liderada por Frederico Varandas está disposta a fazer o investimento e tentará dar ao treinador o tipo de jogador pretendido, o que não aconteceu em 2022/23. Esta é uma fase precoce para s e iniciarem negociações, tendo em conta que a luta pela Liga dos Campeões está acesa e que a entrada na prova milionária será sempre importante na fatia do orçamento a destinar para o reforço do plantel.
Em 2021/22, Matheus Nunes fez 50 jogos, numa época de alta voltagem. Pretende-se um atleta que tenha essa disponibilidade física.
Até aqui, Morita tem correspondido - somando já cinco golos na época, capacidade de finalização que até surpreendeu em Alvalade -, mas é notório que o japonês tem de ser gerido e que tem padecido de problemas musculares que aconselham a entrada de outro jogador, neste caso tendo sempre a preocupação de acrescentar um atleta que seja capaz de romper linhas e não tanto através do passe, como é apanágio do nipónico. O sector ficou fragilizado com a saída de Matheus Nunes, mas já estava debilitado pela lesão grave de Daniel Bragança, canhoto que deve voltar daqui a um mês aos relvados. Alexandropoulos, contratado ao Panathinaikos, não convenceu. Pedro Gonçalves, entretanto, tem sido utilizado na posição "8" e sem o mesmo rendimento em golos, assistências e criação de oportunidades que alcança no ataque. Tal como o jovem Mateus Fernandes - que já se estreou na equipa principal mas ainda ontem jogou e marcou na Youth League, Pote tem de melhorar na intensidade e posicionamento defensivo.
Ugarte muito cobiçado
Ugarte está bem cotado em Espanha e Inglaterra e a SAD está ciente que poderão chegar propostas pelo médio, cuja cláusula de rescisão é de 60 M€. Uma possível venda do uruguaio, sabe O JOGO, implica, para Amorim, contratar outro médio mais defensivo. Tanlongo chegou e agrada, porém tem de crescer no entendimento do jogo, um pouco à semelhança de Essugo. Há ainda Morita que pode fazer o lugar, como sucedeu no último jogo do campeonato, mas é pretendido um "6" com mais amplitude e ocupação de espaço.
15927872
MÉDIOS
Morita
Contratado ao Santa Clara, o japonês leva 26 jogos e marcou cinco golos. Faz as duas posições no miolo.
Ugarte
O uruguaio é o indiscutível da posição mais defensiva do meio-campo e é cobiçado por vários clubes europeus.
Pedro Gonçalves
Tem sido a alternativa a Morita e melhorou aspetos defensivos. Rendimento do 28 é maior no ataque.
Tanlongo
Tem entrado em campo para somar minutos e rotinas e sempre com a função de médio mais recuado. Agrada, mas tem de crescer no posicionamento.
15927651
Essugo
Uma lesão travou a sua afirmação. É sempre opção como "6", mas perdeu espaço para Tanlongo como suplente utilizado.
Daniel Bragança
2022/23 poderia ser um ano de afirmação, porém uma lesão grave afastou-o até aqui. Conta para 2023/24.
Alexandropoulos
Tem passada larga, mas faltou-lhe compreensão de jogo. Teve poucas chances na equipa A e agora está nos bês.