
Nuno Mendes, Palhinha e Pedro Gonçalves, todos eles internacionais por Portugal
Carlos Vidigal/Global Imagens
Gonçalo Inácio é o quinto leão a beneficiar da aposta do técnico para chegar a uma seleção principal.
Corpo do artigo
Um dia depois de ter celebrado 20 anos, Gonçalo Inácio recebeu como prenda a primeira chamada de sempre à Seleção principal de Portugal, juntando-se aos compatriotas Nuno Mendes, João Palhinha e Pedro Gonçalves.
Todos eles são apostas recentes do selecionador Fernando Santos. Os dois primeiros estrearam-se em convocatórias março e o terceiro em maio, tendo este trio disputado também o Euro"2020, onde apenas o médio defensivo teve oportunidade de jogar.
A convocação de Gonçalo Inácio, confirma o acerto da aposta em jovens por parte de Rúben Amorim, que está em vias de fabricar o quinto internacional "A" - falta a estreia do defesa central que terá nesta janela de seleções três oportunidades - desde que chegou há pouco menos de ano e meio. Gonçalo Inácio, recorde-se, conquistou na época passada a titularidade a Neto e manteve o lugar na equipa esta época, tendo já demonstrado que pode jogar à direita como à esquerda da defesa, sendo ele um canhoto.
Mal chegou aos leões, em 2019/20, Rúben Amorim não teve dúvidas em apostar no talento do jovem Nuno Mendes, então com 17 anos, que rapidamente se tornou titular e fez esquecer Acuña, transferido para o Sevilha e o titular da seleção argentina. Na época passada, além do lateral canhoto, outros dois portugueses beneficiaram do espaço no campeão nacional para chegarem à Seleção e marcarem presença no campeonato da Europa. Regressado de um empréstimo ao Braga, Palhinha tornou-se um pilar no campeão e é hoje por muitos considerado o jogador mais difícil de substituir na equipa. No Europeu acabou a titular e em seis jogos já soma um golo. Pedro Gonçalves, surpreendente melhor marcador da última I liga, estreou-se em junho na Seleção e procura agora o primeiro jogo oficial, após participar em dois particulares.
Também na equipa de Espanha Amorim "colocou" um jogador pela primeira vez: Pedro Porro, o lateral-direito que foi considerado o melhor do campeonato luso na época passada.
Na calha para ser internacional está já outra grande aposta do treinador. O luso-brasileiro Matheus Nunes, que esta sexta-feira completa 23 anos. O médio ganhou espaço com a saída de João Mário, tem brilhado e Fernando Santos confirmou que o seu nome estava numa lista de 40 possíveis convocados.
OS INTERNACIONAIS "AA" DE RÚBEN AMORIM
Nuno Mendes
Idade: 19 anos
Idade na estreia: 18 anos
Data da estreia: 24.03.2021
Internacionalizações: 5
Golos: 0 Torneios: Euro"2020
João Palhinha
Idade: 26 anos
Idade na estreia: 25 anos
Data da estreia: 24.03.2021
Internacionalizações: 6
Golos: 1 Torneios: Euro"2020
Pedro Gonçalves
Idade: 23 anos
Idade na estreia: 22 anos
Data da estreia: 4.06.2021
Internacionalizações: 2
Golos: 0 Torneios: Euro"2020
Gonçalo Inácio
Idade: 20 anos
Idade da primeira chamada: 20 anos
Porro (Espanha)
Idade: 21 anos
Idade na estreia: 21 anos
Data da estreia: 4.06.2021
Internacionalizações: 1 Golos: 0
