Ex-jogador do Sporting sem dúvidas: "Rúben Amorim é o homem certo no lugar certo"
ENTREVISTA, PARTE I - Em entrevista a O JOGO, Pedro Mendes, ponta-de-lança ex-Sporting, elogia Paulinho, comenta a participação lusa no Mundial e sobre Ronaldo lamenta que as pessoas tenham a memória curta.
Corpo do artigo
É na Serie B de Itália, no Ascoli, que Pedro Mendes dá sequência à sua carreira. Não vingou no Sporting e, na última temporada, depois de mais um empréstimo ao Rio Ave, cortou definitivamente o cordão com os leões. Não guarda mágoa do clube leonino e até elogia Rúben Amorim, o treinador que não o quis em Alvalade. Prometeu muito nos juniores, foi empolgante nos sub-23, mas nos principais não conseguiu ir além da participação em doze partidas. Seguiram-se os empréstimos ao Almería, Nacional e Rio Ave até bater à porta, em definitivo, no Ascoli.
"O Sporting tem treinador, tem equipa e, portanto, é uma questão de tempo até acertar completamente"
Como está a ser a experiência no Ascoli?
- Muito boa, é um ótimo clube, com boas condições de trabalho e a Serie B tem um impacto muito grande no futebol italiano. A cidade também é cinco estrelas, aliás, até acho que é uma cidade muito parecida com outras que temos em Portugal. As pessoas acolheram-me bem, foi muito fácil ambientar-me.
Os objetivos do clube estão bem definidos e vão ao encontro das suas pretensões?
- O Ascoli passou por um período mais complicado, mas agora está firme e a criar condições para ascender à Serie A. Vamos ver o que acontece, passo a passo.
A nível pessoal, já estabeleceu algumas metas?
- Agora, estou focado em apresentar um bom rendimento no meu clube, perceber exatamente o que me pede o clube e esta liga, o futebol italiano. Quero fazer uma boa segunda época, jogar o máximo possível e, depois, pensar na Serie A.
O processo de saída do Rio Ave não foi simples. O que se passou em concreto?
- Era o meu último ano de contrato com o Sporting e eu teria de ser vendido. Eu era jogador do Sporting e se calhar o meu valor era um bocado elevado para os clubes da liga portuguesa e tudo se complicou. Mas o problema não foi apenas comigo, foi também entre o Sporting e o Rio Ave. O mercado estava a terminar, ainda esperei um mês, mas as coisas não se resolviam e tive de fazer pela minha vida. Fiz tudo para ficar no Rio Ave, mas não deu.
15548471
Por que razão não ficou no Sporting? Acha que tinha lugar neste plantel?
- Ficar ou não depende sempre do treinador e da direção. São eles que escolhem. Provavelmente, eu não reunia as condições que eles consideravam determinantes para estar no plantel. Claro que eu gostava muito de jogar no Sporting, é um clube incrível, mas não se proporcionou e eu segui outro caminho. Tenho um grande apreço pelos adeptos, clube e pelos meus colegas, que ainda estão no Sporting. Talvez não tenha sido tudo perfeito, mas a direção muda e o Sporting é sempre o mesmo. Quem não gostaria de jogar no Sporting?
Ficou triste por não ser opção?
- Claro que sim. Um jogador quer sempre... atuar num clube com a dimensão do Sporting. Mas isso não depende só de nós. Se eu fosse treinador claro que o Pedro Mendes jogaria sempre, mas não sendo eu o treinador não posso decidir. Provavelmente, o mister e a direção entenderam que as minhas características não se adequavam ao que pretendiam para a a equipa.
Chegou a falar com Rúben Amorim antes de sair? Ele falou consigo, explicou-lhe porque razão o estava a dispensar?
- Não tivemos nenhuma conversa, mas eu tenho muito respeito por ele. Gosto de treinadores que foram jogadores porque entendem melhor o que sentimos, sabem aumentar a nossa confiança. O Rúben Amorim fez um trabalho incrível no Sporting, ninguém se pode esquecer.
Não guardo rancor do treinador e estarei sempre grato ao Sporting.
15538315
Como vê a equipa este ano?
- Trata-se de uma equipa com qualidade, jovem com boas ideias de jogo e com um grande treinador. Apenas os resultados não têm sido como os dos últimos anos e agora temos uma segunda volta que vai dar que falar. O Sporting tem treinador, tem equipa e, portanto, é uma questão de tempo até acertar completamente.
Considera Amorim o treinador indicado para o Sporting?
- Acho que sim, é o homem certo no lugar certo. Fez uma mudança importante na maneira de jogar do Sporting. É a pessoa ideal para continuar no Sporting.