No domingo, Amorim pode conseguir o segundo apuramento consecutivo para a fase de grupos da Champions. No Sporting, apenas Paulo Bento o conseguiu.
Corpo do artigo
Rúben Amorim está a um passo de alcançar uma façanha que, na história do Sporting, apenas foi conseguida por Paulo Bento: apurar o clube duas vezes consecutivas para a fase de grupos da Liga dos Campeões.
O Sporting tem neste momento tantos pontos como na época passada, mas o registo pode ser considerado superior, tendo em conta a diferença entre golos marcados e sofridos.
Uma conquista que pode ser carimbada em caso de triunfo no dérbi deste domingo, frente ao Benfica. É que, nesse caso, as águias ficariam a 12 pontos dos leões com apenas quatro jornadas por realizar, margem inultrapassável, dada a vantagem no confronto direto para os verdes e brancos, que foram à Luz vencer por 3-1 na primeira volta.
A proeza seria ainda assegurada um pouco mais cedo do que na época passada, uma vez que, então, o Sporting só garantiu a fase de grupos a 5 de maio, quando venceu o Rio Ave por 3-1 na 31.ª jornada da Liga.
Caso vençam, os leões passam a ter mais 12 pontos do que as águias a quatro jornadas do fim da Liga Bwin. E com vantagem no confronto direto entre ambos
A importância do feito é principalmente desportiva, cimentando a presença leonina entre os maiores da Europa, mas é preciso não esquecer a relevância do fator financeiro, uma vez que a entrada direta do clube na fase de grupos pode render uma quantia na ordem dos 26 milhões, se for feito um termo de comparação com o encaixe obtido na época passada. A verba pode, no entanto, ser ligeiramente diferente, em função das equipas apuradas, o que vai condicionar o prémio relativo à posição do Sporting no ranking europeu dos últimos dez anos. Na época passada, os leões ocupavam a 23.ª posição entre os 32 apurados para a fase de grupos, o que equivaleu a um bónus de 11,37 milhões de euros pelo coeficiente em causa.
14768347
Recorde de pontos ainda está na linha do horizonte
Em caso de triunfo, os leões ficam também em condições de ultrapassar o registo pontual da equipa orientada por Jorge Jesus em 2015/16, que é até hoje a recordista do clube, com um total de 86 pontos averbados no fim da prova. Caso derrote o Benfica no domingo, o Sporting pode chegar aos 88, estabelecendo novo recorde.
E, neste momento, apesar do segundo lugar na tabela classificativa, esta equipa dos verdes e brancos está, em termos de resultados, ao nível da que Rúben Amorim conduziu ao título de campeão na época passada. Ao fim de 29 jornadas em 2020/21, o Sporting tinha exatamente os mesmos 73 pontos que tem agora, mas uma diferença de golos inferior.
Enquanto na época do título o Sporting tinha uma diferença de 37 golos entre marcados e sofridos, desta feita tem 41, notando-se uma melhoria considerável nos tentos apontados, com um total de 59 na liga esta temporada, contra os 52 à 29.ª ronda da época transata.
14773110
Começou nos juniores e foi até à Liga dos Campeões
Atualmente na seleção da Coreia do Sul, Paulo Bento iniciou a carreira de treinador no Sporting, primeiro nos juniores e depois nos seniores, onde se estreou à oitava jornada da liga de 2005/06, sucedendo a José Peseiro. E logo nessa época Paulo Bento chegou ao segundo lugar da prova, a garantir-lhe a entrada direta na fase de grupos da Liga dos Campeões de 2006/07.
O feito seria repetido nas duas épocas seguintes, por uma equipa onde pontificavam nomes como João Moutinho, Nani ou Liedson, entre outros. Só em 2008/09, na sua última época completa no clube, Bento falhou esse objetivo, com o segundo lugar a valer apenas a presença nas pré-eliminatórias da prova.