Rongier: os elogios de Sérgio e a concorrência forte... com Villas-Boas ao barulho
Pretendido pelo FC Porto, o médio do Nantes é igualmente desejado pelo Saint-Étienne e pelo Marselha, equipa treinada por André Villas-Boas.
Corpo do artigo
Valentin Rongier é um dos médios preferidos de Sérgio Conceição, mas a concorrência é forte. O número 23 do Nantes está com a cotação em alta no mercado francês e é desejado por duas equipas da Ligue 1, concretamente o Saint-Étienne e o Marselha, equipa treinada por André Villas-Boas.
Segundo O JOGO apurou, a possibilidade de continuar em França agrada sobremaneira a Rongier. Por outro lado, o médio sabe que no FC Porto tem hipótese de voltar a trabalhar com o técnico que começou a tirar melhor partido das suas qualidades e de jogar a Liga dos Campeões. O Nantes também preferirá, ao que apurámos, vender para o estrangeiro, até para não reforçar rivais internos.
Sérgio Conceição nunca escondeu a admiração que tinha por Rongier e deixou isso bem claro em maio de 2017, quando estava no Nantes, tendo perspetivado um futuro risonho ao médio francês. "Em dois ou três anos, Valentin Rongier pode jogar em que clube quiser. Ele não é inferior a Verratti [Paris Saint-Germain], por exemplo", comparou o treinador português, admitindo que estava surpreendido com a qualidade do jogador que tinha à disposição.
O desejo de voltar a contar com Rongier é antigo. Quando trocou o Nantes pelo FC Porto, Conceição já tinha tentado contratar o médio. Essa abordagem foi confirmada um ano depois pelo próprio jogador. "Sim, é verdade. Ligou-me para saber se estaria interessado em ir com ele e começar um novo capítulo no FC Porto. Mas sou do Nantes e as discussões acabaram aí", recordou o centrocampista.
O treinador não desiste, porque este médio de 24 anos, tem um potencial enorme. À capacidade de recuperação de bolas, acrescenta visão, construção de jogo, boa técnica e um remate forte, nomeadamente de meia distância. Forte nas transições, Rongier pode ser um excelente reforço. "Ele pensa mais rápido que todos os outros. É muito bom a todos os níveis. É alguém que não quero perder", acrescentou o treinador português numa altura em que estava no Nantes. A sair, lembrou, só por uma verba exorbitante. "Se alguém chega com 30 M€, não posso cortar as pernas."
Cláudio Ranieri, antigo treinador do Nantes, também nunca escondeu a admiração que nutria pelo médio, considerando que expressava em campo tudo aquilo que queria: defende como um italiano, ataca como um brasileiro.
Crescimento começou com Sérgio
Admirador das qualidades de Rongier, Sérgio Conceição nunca abdicou do médio desde que chegou ao Nantes, em 2016/17. Foi a partir daí que o jogador francês começou a crescer. Depois de ter feito 19 jogos e marcados apenas dois golos nas épocas de 2014/15 e 2015/16, o número 23 dos canários subiu a utilização para os 35 jogos e dois golos sob o comando do treinador português. Sérgio Conceição já tinha projetado esse crescimento, confirmado nas duas épocas seguintes, com mais 88 jogos e seis golos em duas épocas.
11116358