O Paços de Ferreira é dono do recorde da época, na I Liga, de 15 jogos sem vitórias. O ciclo negativo, ainda em aberto, pertence ao novo lanterna-vermelha, o Santa Clara, mergulhado numa crise que dura há 11 jogos sem ganhar.
Corpo do artigo
Os caminhos tormentosos da Liga têm depressões e míngua de pontos para alguns e glória para uns poucos.
Nas histórias de terror o Paços de Ferreira ainda é a figura maior, com um ciclo de 15 jogos consecutivos sem uma vitória.
Os castores, que tiveram um dos piores arranques de sempre de uma equipa no campeonato, com o primeiro ponto amealhado apenas na 7.ª jornada, só viriam a saborear a primeira vitória à 15.ª ronda, ou seja, a duas do final da primeira volta.
Já o Santa Clara, caído agora para o último lugar, vai já num ciclo de 11 jogos sem vitórias.
Do lado da glória, o destaque vai para o Benfica, com oito vitórias seguidas, num ciclo que se iniciou na 17.ª jornada e está ainda em aberto. A segunda melhor linha de vitórias é também do Benfica, com sete vitórias nas primeiras sete jornadas da Liga. O FC Porto, num campeonato marcado pela irregularidade, o melhor que conseguiu foi apenas cinco, entre a 16.ª e a 21.ª, até à surpreendente derrota em casa, diante do Gil Vicente.
Curiosidades
11 golos
Os números de David Neres são prejudicados pela utilização irregular. O extremo encarnado foi utilizado em 21 jogos na I Liga, mas só dois foram completos. Ainda assim, marcou seis golos e fez cinco assistências.
77 na profundidade
Otávio é o jogador com mais passes para a profundidade. O médio do FC Porto é fundamental no jogo vertical dos dragões, com 77 passes deste género. Enzo Fernández (ex-Benfica), com 51, e Taremi (FCP), com 40, fecham o pódio.
32 intercetados
Estar no sítio certo, à hora certa, também é uma qualidade para um defesa. Que o diga o flaviense Steven Vitória, jogador com mais remates intercetados (32) da I Liga. Vasco Fernandes (Casa Pia) e Bruno Wilson (Vizela), seguem-lhe, com 27 e 24, respetivamente.
4 penáltis desperdiçados
Foram desperdiçados quatro penáltis nesta ronda, tantos quanto os da 21.ª. O mais dramático foi defendido pelo vila-condense Jhonatan, negando o golo a Fran Navarro (Gil Vicente), aos 90"+5", segurando o 2-1.
17.º lugar
O Paços de Ferreira fez prova de vida frente ao Santa Clara, um rival direto na luta pela despromoção. A equipa de César Peixoto subiu ao penúltimo lugar, depois de 13 jornadas consecutivas como lanterna-vermelha.