O Shakhtar Donetsk, de Paulo Fonseca, está na lista dos clubes que disputam a terceira pré-eliminatória, mas, caso chegue ao play-off, não se cruza com os dragões, pois também terá o estatuto de cabeça de série.
Corpo do artigo
Os possíveis adversários do FC Porto no play-off da Liga dos Campeões já são conhecidos. A equipa portista jogará o acesso à fase de grupos com o estatuto de cabeça de série, tal como o Manchester City (Inglaterra) e o Villarreal (Espanha). Roma e Borússia Moenchengladbach poderão cruzar-se com os dragões, bem como os cinco emblemas que ultrapassarem a terceira pré-eliminatória. Nesse lote encontra-se o Shakhtar Donetsk de Paulo Fonseca, treinador que já passou pelo comando do FC Porto e acaba de trocar o Braga pelo clube ucraniano. No entanto, não existe a possibilidade de vir a cruzar-se com o plantel que está prestes a ser entregue a Nuno Espírito Santo, pois, caso sobreviva à terceira pré-eliminatória, obtém o estatuto de cabeça de série, tal como sucede com o Ajax (Holanda).
Nessa ronda que precede o play-off encontram-se ainda Anderlecht (Bélgica), Fenerbahçe (Turquia), Sparta Praga (República Checa), Steaua de Bucareste (Roménia) Rostov (Rússia) e PAOK (Grécia).
O play-off da Liga dos Campeões tem a primeira mão marcada para 16 e 17 de Agosto; a segunda mão joga-se a 23 e 24 de Agosto.