Ultrapassadas as lesões, o central finalmente conquistou a titularidade e convence com boas atuações. Brasileiro esteve parado 102 dias esta época, resultado de duas lesões. Agora prepara-se para defrontar pela primeira vez o Arouca, clube que lhe abriu as portas do campeonato português.
Corpo do artigo
Robson Bambu reencontra sábado o Arouca, clube em que jogou na época passada, numa altura em que atravessa um bom momento, tendo garantido finalmente a titularidade no Braga após três jogos consecutivos no onze. Nos dois últimos, diante do FC Porto e do Farense, esteve em bom plano e contribuiu para que a equipa somasse seis pontos sem sofrer golos.
Esta é a primeira oportunidade que Robson Bambu tem para defrontar o clube que lhe abriu as portas do futebol português. Isto porque, na primeira volta, em Arouca, o defesa brasileiro, de 27 anos, estava a recuperar o ritmo competitivo depois de mais uma lesão. Curiosamente, o jogo em Arouca realizou-se a 3 de novembro de 2024 e o central foi convocado para a partida a realizar quatro dias depois, na Suécia, contra o Elfsborg, a contar para a Liga Europa. Nesse jogo não saiu do banco, situação que se repetiu logo a seguir, na derrota (4-2) na receção ao Sporting, a contar para o campeonato. O jogo diante do Leixões, relativo à Taça de Portugal, seria a oportunidade para Carlos Carvalhal apostar no central, que entrou aos 68 minutos.
As lesões têm sido, aliás, o calvário de Robson Bambu. Lesionou-se ainda na pré-época e esteve 35 dias parado, falhando os cinco primeiros jogos da temporada. Voltou e sofreu nova contrariedade, esta a impedi-lo de jogar durante 67 dias, falhando mais 12 partidas. Neste caso, sofreu uma lesão na coxa direita e foi alvo de tratamento conservador para evitar a operação.
Com tantas contrariedades, Bambu nem chegou a jogar, em Braga, sob o comando de Daniel Sousa, o treinador com quem trabalhou em Arouca e que aconselhou a sua contratação para os arsenalistas. Com Carvalhal, e desde que esteja em boas condições físicas, o brasileiro é aposta recorrente. Nesta altura, Robson Bambu soma três jogos consecutivos a titular e pode terminar da melhor forma o primeiro dos quatro anos de contrato com os guerreiros.
Ainda sem Niakaté e Arrey-Mbi
Robson Bambu jogou ao lado de Paulo Oliveira nas últimas três jornadas e a dupla tem tudo para defrontar o Arouca, tendo em conta as boas exibições realizadas recentemente. Carlos Carvalhal não tem contado com dois potenciais titulares, concretamente Niakaté e Arrey-Mbi. O internacional pelo Mali joga hoje na República Centro Africana, de apuramento para o Campeonato do Mundo de 2026, enquanto o internacional sub-21 alemão defronta amanhã a Espanha, em mais um particular para preparar o Europeu da categoria.
Jónatas Noro volta mais cedo
Jónatas Noro regressou mais cedo a Braga, falhando o jogo de hoje da seleção de sub-21, contra a Inglaterra. O central estreou-se no encontro de sexta-feira, diante da Roménia, de preparação para o Europeu da categoria, mas sofreu um traumatismo no nariz e foi dispensado pelo selecionador Rui Jorge. O defesa será reavaliado hoje pelo departamento médico do Braga.
Regresso a pensar no Arouca
O plantel do Braga regressa hoje ao trabalho para recomeçar a preparar o jogo de sábado, frente ao Arouca. A equipa bracarense volta depois de três dias de folga concedidos por Carlos Carvalhal, que premiou os jogadores pelo desempenho que têm evidenciado, dando-lhes algum descanso físico e mental. O dia de hoje servirá ainda para reavaliar Gharbi e Fran Navarro.