Pedro Emanuel lançou-o na I Liga e acredita que o avançado, autor de sete golos, pode superar os 13 de 2023/24
Corpo do artigo
Roberto está a ter um arranque fulgurante na II Liga. Com sete golos nos últimos oito jogos, o avançado é o melhor marcador do campeonato e subiu também ao pódio dos melhores marcadores de sempre deste escalão, com 90 tiros certeiros, só superados por Pires (114) e Artur Jorge (91).
Pedro Emanuel, que estreou o goleador do Tondela na I Liga pelo Arouca, aponta-lhe várias qualidades e vê na finalização um aspeto que foi aperfeiçoando. “Apanho o Roberto quando chego a Arouca, vindo de uma subida histórica da qual ele fez parte, mas já o conhecia de ter feito formação no FC Porto e isso é logo uma boa base para o que é a sua carreira”, recordou a O JOGO o treinador, que agora se encontra sem clube, acrescentando: “Sempre foi muito resiliente, jogador de equipa, com um espírito tremendo e está sempre ligado a todos os momentos do jogo, sejam ofensivos ou defensivos. É um jogador que acrescenta muito a qualquer grupo, tem muita capacidade de luta e de aparecer nos momentos de finalização, algo que também fomos melhorando para que ele visse a baliza com mais objetividade”, contou. “Foi muito importante nesse ano, como ponta-de-lança ou ala para ajudar a consolidar o Arouca na I Liga.”
Apesar de Roberto ter estabilizado na II Liga nas últimas sete temporadas, em clubes como Estoril, Chaves, Penafiel e Tondela, Pedro Emanuel acredita que o avançado trintão ainda pode ambicionar o principal escalão do futebol português, apontando outros exemplos. “O ter 35 anos tornou-se pouco relevante, até porque temos outro exemplo que esteve na II Liga e acabou por voltar à I Liga este ano, que é o Nenê (41 anos) do Aves SAD. Hoje em dia, o jogador prepara-se bem para a longevidade da carreira. O Roberto é um exemplo disso, sempre foi um excelente profissional, cuidadoso em todos os momentos, não só em treino mas na vida fora do clube”, elogiou, voltando a Nenê. “Temos no Nenê um exemplo de que o futebol não tem idade, tem sim produtividade. Na Seleção Nacional temos outro exemplo disso mesmo: o Cristiano Ronaldo. O Roberto vai muito a tempo! Fico orgulhoso de perceber que está a escalar lugares no pódio dos melhores marcadores da II Liga. É português e tem como base o nosso campeonato, conhecendo-o bem. Identifica-se e os resultados estão à vista”, constatou.
Sobre o arranque de época do avançado luso no Tondela - marcou nas últimas três jornadas e já fez um bis -, Pedro Emanuel perspetiva que o número 17 continue a bater recordes. “O futebol é o momento. O Roberto teve um arranque fulgurante e isso é sempre motivador para qualquer jogador, principalmente para um ponta-de-lança, que vive de golos. Gostava de o ver superar os 13 golos da época passada e não tenho dúvidas que o vai tentar porque é um lutador, é alguém que teve sempre capacidade para olhar para objetivos e ir em busca deles. Se os defesas se distraírem, ele vai estar sempre ligado, quer com bola quer sem bola”, concluiu o antigo central.
Com 90 golos apontados na II Liga, Roberto ainda vai a tempo de bater o recorde de Pires, de 114 golos.