Autogolo de André Clóvis resolveu o encontro.
Corpo do artigo
O Rio Ave venceu este sábado, por 1-0, o Académico de Viseu, do segundo escalão nacional, na partida de apresentação dos vila-condenses aos seus associados, desequilibrada com um autogolo de André Clóvis.
O avançado do conjunto viseense desviou para a própria baliza um livre de Guga, aos 54 minutos, entregando aos locais o triunfo no seu último ensaio de pré-época, numa partida em que ambas as formações mostraram que têm ainda um caminho de evolução a fazer.
A turma da foz Ave apostou neste derradeiro teste um onze de continuidade em relação à época anterior, com apenas dois reforços, Miguel Nóbrega (ex-Benfica) e o extremo Paulo Vítor (ex-Valladolid, de Espanha).
Esse entrosamento deu-lhe um início de jogo dominador, embora inconsequente na criação de situações de perigo, fazendo com que o primeiro alerta ao adversário tenha surgido já depois da meia-hora, num remate de Aziz.
Do outro lado, o Académico de Viseu, com um 'onze' com sete reforços, jogou ao ritmo dos opositores na fase inicial, mas já perto do intervalo soltou-se e criou as mais evidentes situações de golo na etapa inicial.
Três cabeceamentos perigosos de Chris, Paná, André Almeida, e um remate oportuno de André Clóvis, chegaram a ameaçar o nulo, que acabou por prevalecer até ao tempo de descanso.
No reatamento, o Rio Ave surgiu mais pressionante e, aos 54 minutos, colocou-se em vantagem, aproveitando a infelicidade do avançado viseense André Clóvis, que, pressionado por André Pereira, desviou para a própria baliza um livre cobrado por Guga.
O tento desbloqueou a ambição dos vila-condenses, que passaram, então, a rondar mais vezes a baliza contrária, ameaçando um segundo tento com remates de longe de Pedro Amaral e André Pereira.
O Académico, que entrou para a segunda metade mais retraído, teve algumas dificuldades para suster os ímpetos dos locais, e só respondeu aos 66, num cabeceamento de Chris, e aos 85, num tiro de André Clóvis, que ainda ameaçou o restabelecer do empate.
O Rio Ave inicia a sua competição oficial no sábado, na primeira jornada do campeonato, frente ao Vizela, enquanto o Académico de Viseu arranca a sua prestação na II Liga, também sábado, no terreno Benfica B.
Jogo no estádio do Rio Ave FC, em Vila do Conde.
Rio Ave - Académico Viseu, 1-0.
Ao intervalo: 0-0.
Marcadores:
1-0, André Clóvis, 54 minutos (na própria baliza).
Equipas:
- Rio Ave: Jhonatan, Costinha, Miguel Nóbrega, Aderllan Santos, Pedro Amaral, Amine, Guga, Paulo Vitor, Joca, Aziz e André Pereira.
(Jogaram ainda: Magrão, Joáo Ferreira, Ukra, João Graça, Pantalon, Zé Manuel, Fábio Ronaldo, Lucas Flores, Hugo Gomes, Fabrice Olinga, Leonardo Ruiz e Bruno Ventura).
Treinador: Luís Freire.
- Académico Viseu: Domen Gril, Ícaro Silva, André Almeida, Chris Nduwarugira, Rafael Bandeira, Capela, Paná, Gautier Ott, Jonathan Toro, Famana Quizera e André Clóvis.
(Jogaram ainda: Igor Milioransa, Ezequiel Ramirez, Kayque Silva, Niang).
Treinador: Pedro Ribeiro.
Árbitro: Bruno Costa (AF Viana do Castelo).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Amine (45), Jonathan Toro (47), Capela (50), Zé Manuel (75) e Ícaro Silva (76).
Assistência: cerca 1.000 espectadores.
15060244