O clube de Vila do Conde comunicou hoje a intenção de participar no novo projeto da Federação Portuguesa de Futebol
Corpo do artigo
Depois do Braga, foi a vez do Rio Ave anunciar de forma oficial que vai participar no campeonato de Sub-23, cuja primeira edição está, pelo menos, prevista para a próxima época.
A Liga de Sub-23 é um projeto da Federação Portuguesa de Futebol, que inclui ainda uma Taça de Portugal e uma competição internacional. A ideia é facilitar a transição dos jogadores do escalão júnior para o profissional e tem sido debatida nas últimas semanas com os clubes da I Liga.
Em comunicado, o clube de Vila do Conde explica que tomou a decisão por entender que a competição "irá suprir um hiato competitivo pós término do percurso de formação até à profissionalização, bem como contribuir de forma decisiva na valorização dos atletas formados pelas sociedades e clubes".
O Rio Ave vê nesta iniciativa uma "plataforma altamente motivadora para os jogadores com potencial elevado" e que o formato da prova "promove a competição, dando-lhe visibilidade".
Leia o comunicado na íntegra:
"A Rio Ave Futebol Clube, Futebol- SDUQ, Ldª vem anunciar que irá participar no campeonato sub 23 na época 2018/2019.
Este campeonato, organizado pela FPF, é o culminar de uma ambição que manifestamos há já várias épocas, por entender que o mesmo aporta, entre outros, 4 objetivos fundamentais:
Visão estratégica de conjunto.
Maior proximidade entre todos no desenvolvimento dos atletas formados localmente.
Plataforma altamente motivadora para jogadores com potencial elevado.
Interação permanente com a equipa principal.
Entendemos que este modelo competitivo vem criar todas as condições esperadas para o cumprimento destes pontos referidos, dando a resposta ideal aos projetos desportivos e financeiros das sociedades.
A potencialização, rentabilidade e visibilidade do futebol de formação sempre foi um dos aspetos fundamentais para o desenvolvimento sustentado.
Consideramos que o Campeonato sub 23 irá suprir um hiato competitivo pós término do percurso de formação até à profissionalização, bem como contribuir de forma decisiva na valorização dos atletas formados pelas sociedades e Clubes.
Por consequência, entendemos poderem estar criadas condições favoráveis ao desenvolvimento do futebol profissional pela ligação estreita entre este escalão e o principal.
Os moldes competitivos apresentados para o Campeonato sub 23 são, na nossa opinião, muito positivos ao promoverem a competição, dando-lhe visibilidade, qualidade e geradora de receita.
A Rio Ave FC, Futebol - SDUQ, Ldª saúda a FPF pela iniciativa e pretende dar resposta afirmativa a este projeto.
A Rio Ave Futebol Clube, Futebol - SDUQ, Ldª
Vila do Conde 13 de Março, 2018"