Liga confirma inscrição de Lukébakio num fecho de mercado sem Jota Silva
Corpo do artigo
O avançado Dodi Lukébakio, contratado pelo Benfica, é um dos 20 jogadores incluídos na última lista da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) relativa ao fecho do mercado, sem Jota Silva como reforço do Sporting.
As águias oficializaram a contratação do internacional belga na noite de segunda-feira, que se vinculou até 2030, após uma transferência em o clube encarnado pagou 20 milhões de euros ao Sevilha, da I Liga espanhola, pela totalidade do passe.
O clube da Luz inscreveu também o médio italiano Federico Coletta, de 18 anos, que cumpriu a formação na Roma e se sagrou campeão europeu sub-17 em 2024, após a vitória transalpina sobre Portugal na final (3-0), no Chipre.
A última atualização da LPFP exibe também quatro dos jogadores oficializados pelo Rio Ave no último dia da janela de transferências de verão: o guarda-redes espanhol Alfonso Pastor, o lateral esquerdo inglês Omar Richards, que regressa aos vila-condenses, novamente cedido pelo Nottingham Forest, e os médios Tamás Nikitscher, húngaro, e Lorent Talla, kosovar.
A lista inclui ainda o lateral direito brasileiro Pedro Lima, de 19 anos, que reforçou o FC Porto por empréstimo do Wolverhampton, da Premier League inglesa, mas não o avançado internacional português Jota Silva, dado como reforço do Sporting pela imprensa especializada desportiva.
A eventual transferência contemplava um empréstimo do jogador, de 26 anos, pelo Nottingham Forest aos leões até ao final da época 2025/26, mas a inscrição não foi feita dentro do prazo junto da LPFP.
Entre os clubes da I Liga, o Santa Clara inscreveu o extremo brasileiro Luquinhas nos últimos instantes do mercado, garantindo um jogador que regressa ao principal campeonato português, no qual representou o Desportivo das Aves, na temporada 2018/19.
A última atualização da LPFP conta com três jogadores que os açorianos emprestaram a clubes da II Liga: o lateral direito Edney Silva ao Portimonense, o médio Miguel Pires à União de Leiria, e o extremo Henrique Pereira, ao Chaves.
A equipa de Portimão inscreveu ainda Mateus dos Santos e os leirienses o guarda-redes Fábio Sousa, jogadores numa lista que conta ainda com os médios Marco Ribeiro, assegurado pelo Felgueiras, Liberato, emprestado pelo Moreirense ao Torreense, e Nuno Cunha, cedido pelo Tondela ao Paços de Ferreira, bem como o avançado Lucas Daniel, contratado pelo Académico de Viseu.
No último dia do período de transferências de verão, os clubes da I e da II Liga portuguesa entregaram na LPFP documentação relativa a 86 futebolistas.
Henrique Pereira reforça Chaves por empréstimo do Santa Clara
O avançado português Henrique Pereira, de 23 anos, vai representar o Chaves, da II Liga, por empréstimo do Santa Clara, da I Liga, até ao final da temporada, anunciou o emblema transmontano.
O Desportivo de Chaves garantiu a cedência do futebolista lisboeta no último dia do mercado de transferências de verão para a época 2025/26.
O extremo ruma a Trás-os-Montes depois de representar o Santa Clara, da I Liga, em duas partidas na atual temporada.
Antes, passou pelo Casa Pia, que também disputa a I Liga, tendo participado em 26 jogos e marcado dois golos pelos gansos em 2024/25.
Internacional jovem português, Henrique Pereira, de 23 anos, fez toda a formação no Benfica, clube em que também cumpriu 83 jogos pela equipa B.
Com esta cedência, o Desportivo de Chaves soma 14 reforços para a presente época.