Sete jogadores dos sub-23 trabalham com o plantel na pré-época e alguns deles deixaram marca com vários golos nos jogos de preparação
Corpo do artigo
Integrados nos trabalhos de pré-temporada do Rio Ave para serem observados pelo técnico Sotiris Silaidopoulos, alguns dos elementos da equipa sub-23 têm mostrado serviço e reforçam a estratégia de apostar em muitas jovens promessas preconizada pela SAD, tal como já ficou evidente na temporada passada. É certo que os primeiros particulares foram contra adversários modestos e resultaram em três goleadas, frente à seleção concelhia de Vila do Conde (8-0), ao Limianos (5-0), do CdP, e ao Marinhense (5-0), também do CdP, mas destaca-se o facto de sete dos 18 golos marcados terem sido apontados por jogadores dos sub-23.
A valorização de ativos jovens é o fio condutor dos responsáveis pelo emblema da caravela, à imagem do que já sucedeu na época passada. Só Novais, João Graça, Vrousai e Clayton têm mais de 24 anos.
O avançado Naziru assinou um “hat-trick” frente ao Marinhense, jogo em que Hassan também marcou, sendo que, nos encontros anteriores, o extremo Valentim faturou duas vezes e o médio Dijar Ferariu também festejou. Acrescente-se que o guarda-redes Pedro Virgínia, o lateral-direito Karseladze e o central/médio Lombotto são os restantes sub-23 integrados nos trabalhos sob orientação do técnico Sotiris Silaidopoulos.
A juventude, de resto, impera num plantel que integra muitos atletas abaixo dos 23 anos, casos de Sina, Nelson Abbey, Ntoi, João Tomé, Okkas, Aguilera, Bakoulas, Papakanellos, Zoabi e Medina. Aliás, excetuando os “veteranos” João Novais (32 anos), João Graça (30), Vrousai (27) e Clayton (26), os restantes jogadores do grupo de trabalho têm no máximo 24 anos, grupo que inclui Miszta, Nikos, Petrasso, Panzo, Olinho e André Luiz. A valorização de ativos jovens é, portanto, o fio condutor dos responsáveis pelo emblema da caravela, enquadrado numa lógica multi-clube, uma vez que o Rio Ave faz parte do universo empresarial de Evangelos Marinakis no futebol, proprietário também dos gregos do Olympiacos e dos ingleses do Nottingham Forest.