Clube de Vila do Conde emitiu um comunicado.
Corpo do artigo
O Rio Ave emitiu este sábado um comunicado, lamentando a alteração da hora do encontro dos quartos de final da Taça de Portugal com o Benfica, das 20h45 do dia 14 da janeiro para as 21h15. O clube de Vila do Conde lamenta a posição tomada pela RTP, que vai transmitir a partida.
"Deixamos bem claro que um horário mais tardio que as 20h45 seria inadmissível tendo em conta que o regresso tardio poria em causa toda a calendarização de trabalho da equipa face aos compromissos futuros. A Federação Portuguesa de Futebol foi sempre solícita e cooperante com o Rio Ave FC, mostrando-se sempre sensível à nossa posição, acabando por comunicar que o jogo seria às 20h45 da data prevista. Somos confrontados agora com uma posição incompreensível da RTP, detentora dos direitos de transmissão da prova, ao querer dar prioridade à transmissão do Telejornal em detrimento do jogo da Taça de Portugal", surge escrito. "O que a RTP fez é um insulto ao futebol, à Taça de Portugal e ao Rio Ave", acusa.
Eis o comunicado na íntegra:
Face aos acontecimentos relacionados com o agendamento do dia e hora do jogo da Taça de Portugal, SL Benfica SAD vs Rio Ave FC SDUQ, vem a Rio Ave FC SDUQ comunicar o seguinte:
1. Aquando a primeira abordagem da FPF sobre o agendamento do jogo em questão para o dia 14 de Janeiro, 20h45, transmitimos:
a) Compreendíamos que teriam de ser realizados dois jogos desta eliminatória nesse dia (SL Benfica vs Rio Ave FC e FC Porto vs Varzim FC) por imposição de calendário de competições;
b) Não aceitávamos o critério de escolha ao colocarem o encontro FC Porto vs Varzim FC às 18 horas, quando os dois clubes distam de poucos kms entre si, enquanto o Rio Ave FC teria de jogar no segundo horário (20h45) tendo de realizar uma viagem, após o jogo, de mais de 300 kms, regressando de madrugada.
2. Deixamos bem claro que um horário mais tardio que as 20h45 seria inadmissível tendo em conta que o regresso tardio poria em causa toda a calendarização de trabalho da equipa face aos compromissos futuros.
3. A Federação Portuguesa de Futebol foi sempre solícita e cooperante com o Rio Ave FC, mostrando-se sempre sensível à nossa posição, acabando por comunicar que o jogo seria às 20h45 da data prevista.
4. Somos confrontados agora com uma posição incompreensível da RTP, detentora dos direitos de transmissão da prova, ao querer dar prioridade à transmissão do Telejornal em detrimento do jogo da Taça de Portugal.
5. A estação pública de TV, no seu mais 'puro espírito de missão de serviço público', refugia-se neste ponto para dar preferência a outros valores que não os da competição, do futebol e dos seus mais importantes intervenientes, os clubes. Para dar preferência ao share de audiências ou interesses meramente mercantilistas, a RTP prefere prejudicar o espetáculo em si e o bem-estar dos jogadores ou a orgânica dos intervenientes que são a razão de ser deste espetáculo que se diz ser a prova rainha do futebol Português.
6. Questionamos se, em outras situações, a RTP já não alterou, antecipou ou adiou o horário do Telejornal para transmitir jogos de futebol.
7. Questionamos, por fim, se isto não se trata de uma falta de respeito propositada para com a instituição Rio Ave FC, desconsiderando-a ao ponto desta não ter voto na matéria nem poder defender os seus interesses e a proteção dos seus ativos, bem como dos seus sócios e adeptos, que certamente, às 21h15 de uma terça-feira, estarão na 'maior das disponibilidades' em se deslocarem a Lisboa para apoiar a equipa e regressarem também de madrugada a suas casas.
8. O que a RTP fez é um insulto ao futebol, à Taça de Portugal e ao Rio Ave FC"
11670889