O JOGO compilou o valor de mercado de todos os plantéis e é em Vila do Conde que reside a equipa mais cotada.
Corpo do artigo
A II Liga arrancou este sábado e bem se pode dizer que é a prova que mais sonhos cria entre nos dois escalões profissionais portugueses. Entre os 18 participantes, 16 almejam a subida à Liga Bwin, mas só dois o poderão conseguir, sendo que o terceiro classificado disputará um play-off com o 16.º do escalão superior.
O JOGO compilou o valor de mercado de todos os plantéis e é em Vila do Conde que reside a equipa mais cotada, embora ainda tenha várias situações indefinidas no grupo.
Ora, os rioavistas estão avaliados em 13,60 milhões de euros e o pódio só não é dos três que desceram porque FC Porto B (13,16) e Benfica (8,85) fazem a separação de Nacional (8,78) e Farense (7,68). É nos dragões que joga precisamente o mais caro do campeonato: João Peglow, avançado emprestado pelo Internacional (Brasil) e que vale o dobro de Morato (Benfica B) e Marcus (Feirense), segundos classificados. De seguida, vem um trio do Rio Ave e todos eles com mercado para poderem sair até ao fecho da janela de transferências: Aderllan Santos, Carlos Mané e Gelson Dala. No fundo, uma herança de um plantel que na temporada passada começou por ser de Liga Europa, mas que acabou por descer.
Se a liga do dinheiro dá favoritismo ao trio que caiu da primeira para a segunda, este ranking de pouco valeu em 2020/21. O Vizela era a segunda equipa mais "barata", com 3,13 milhões de euros de valor de mercado... e subiu à Liga Bwin.
Curiosidades
FC Porto B foi líder na época passada
O FC Porto B terminou a época anterior com 44 jogadores utilizados e um total de 50,18 milhões de euros de valor de mercado, montante inflacionado pelos atletas da equipa A que ajudaram na permanência dos portistas.
Covilhã no polo oposto dos milhões
O plantel do Covilhã tem somente 19 jogadores e talvez isso ajude a explicar o facto de os serranos serem destacadamente a equipa com menor valor de mercado: 2,58 M€.
Liga Bwin vale onze vezes mais
Os plantéis da Liga Bwin estão cotados em 1,23 mil milhões de euros, número onze vezes superior ao da II Liga e os 18 plantéis deste escalão não conseguem equiparar-se aos de Braga (125,65 M€), Sporting (230,20), FC Porto (281,20) e Benfica (324,50).
De norte a sul é pela Nacional 2
A descida do Farense voltou a colocar Chaves e leões de Faro como os dois clubes mais distanciados do campeonato. O caminho até é fácil de decorar: faça-se à Nacional 2 e aprecie o país quase de uma ponta à outra, pelo interior. Mas conte com 739,2 quilómetros para ir ver o duelo, que até já se jogou esta época, na Taça da Liga.
Rio Ave no top dos títulos entre os atuais
O Rio Ave, com dois campeonatos da II Liga no palmarés, é o clube que mais vezes ganhou a prova entre os 18 participantes. No entanto, o trono é do Paços de Ferreira, com quatro conquistas.
Descida do Aves deu o trono ao Penafiel
A descida do Aves para a Distrital do Porto deixou o Penafiel como recordista de participações na II Liga. São 26, embora os avenses continuem a ter o recorde de jogos (882), de vitórias (344), derrotas (295), golos marcados (1093), golos sofridos (1026) e autogolos a favor (23). O Penafiel ganha nos empates (250) e nos vermelhos (86).