Com 17 golos marcados no campeonato, o capitão dos arsenalistas teve influência direta em 25,8 por cento dos pontos conquistados pela equipa. Depois de ter marcado ao FC Porto, Ricardo Horta voltou a ser decisivo na deslocação a Lisboa, tendo sido o autor do golo que derrotou o Belenenses, aumentando ainda mais o peso que tem na equipa.
Corpo do artigo
Ricardo Horta é jogador da Liga Bwin que marcou mais golos com interferência direta nos resultados das respetivas equipas. O capitão dos arsenalistas voltou a ser fundamental no jogo de sábado, contra o Belenenses, ao marcar mais um golo decisivo, tendo oferecido novo triunfo à equipa nos derradeiros minutos.
Isto uma semana depois de ter marcado outro golo decisivo, no triunfo, por 1-0, diante do FC Porto, que colocou um ponto final na série de 58 jogos sem derrotas dos dragões.
Preponderante na equipa treinada por Carlos Carvalhal, Ricardo Horta já ofereceu 16 pontos ao Braga, carimbando o passaporte para a Liga Europa.
Analisados os 17 golos que marcou apenas no campeonato, e tendo por base os remates certeiros com interferência direta no resultado, a maioria permitiu a conquista de pontos. E se em quase todos eles desbloqueou os jogos que estavam empatados, como aconteceu com o Belenenses (mais dois pontos), FC Porto, (2), Tondela (2),Estoril (2) e Moreirense (2), com o Paços de Ferreira fez um hat trick que garantiu três pontos.
A estes acrescenta um contributo decisivo para os empates com o Boavista (no Bessa e em Braga) e o Famalicão.
Tal significa que o capitão bracarense teve uma influência em quase 26 por cento (25,8) dos pontos conquistados pela equipa na Liga Bwin, mas também não deixa de ser verdade que este é apenas um ângulo dos números, porque, em campo, o rendimento do jogador sobe mais se contabilizarmos ainda as assistências e o futebol que tem construído.
Fran Navarro é o segundo jogador do campeonato português com maior peso nos pontos da equipa. O avançado contribuiu para 12 dos 48 pontos do Gil Vicente, ou seja, 25 por cento.
Ricardo Horta marcou ao Belenenses nos últimos minutos e a vantagem até podia ter sido maior, caso Yan Couto tivesse marcado. O lateral-direito dispôs de uma boa oportunidade para faturar, já no último minuto, mas foi derrubado violentamente por Yaya Sithole, que acabou por ver o cartão vermelho direto. O defesa brasileiro teve de ser assistido pela equipa médica durante e após o jogo, suspeitando-se de uma lesão grave na perna e no joelho direto. Avaliado ontem de manhã, constatou-se que foi mais o susto, tendo sido diagnosticado apenas um traumatismo.