Sá Pinto e Paulo Sérgio só têm palavras elogiosas para o reforço do Sporting, que ontem treinou pela primeira vez.
Corpo do artigo
Ricardo Esgaio assinou pelo Sporting no sábado e cumpriu no domingo o primeiro preparo com a nova equipa.
13903799
Recebido pelos colegas no habitual túnel de "calduços"", o primeiro reforço dos leões muito sorriu, satisfeito por voltar ao clube onde militou 12 temporadas. O JOGO lançou o repto a dois ex-treinadores do atleta, e ambos concordam que se trata de um jogador acima da média. "Conheço-o muito bem. Começou comigo nos sub-19, fomos campeões de juniores. Já se percebia que tipo de profissional e mentalidade tinha. Adora ganhar e dificilmente treina mal. Isso influencia positivamente os outros", lembra Ricardo Sá Pinto, atualmente sem clube e que em 2012 promoveu o jovem à equipa A, ainda que Esgaio só se estreasse depois com Vercauteren.
Em 2019/20, o antigo avançado orientou-o no Braga e só lhe deixou elogios: "Esgaio é um jogador à minha imagem. O rendimento é sempre regular. Fez uma grande época no Braga. É rápido, tem qualidade técnica, entrega-se totalmente. É forte no processo defensivo e ofensivo independentemente do sistema tático e adapta-se a qualquer esquema. A defender, faz bem as contenções, as coberturas, é agressivo nos duelos e é um jogador maduro, já aprendeu quase tudo e está na melhor fase da carreira."
"É alguém à minha imagem. Não tem pontos débeis"
Sá Pinto conheceu o ala ainda como extremo e considera mesmo que este "sempre foi melhor de trás para a frente". Agora Esgaio é lateral e o ex-craque da Seleção considera que o ala "não tem pontos débeis", desejando-lhe que mantenha o "nível alto."
Depois de dez anos no Sporting, Esgaio foi cedido, em 2014, à Briosa, por vontade expressa de Paulo Sérgio. "Fui buscá-lo por empréstimo ao Sporting quando treinava a Académica. É um jogador acima da média, um "jogadorzaço". Tem uma capacidade física brutal para fazer todo o corredor, integra-se bem no ataque por fora e por dentro", avaliou ao nosso jornal o treinador do Portimonense, que conheceu o atleta ainda júnior, quando liderou o Sporting em 2010/11. "Será uma opção de muita qualidade para o Sporting. Vale por dois jogadores. Tanto pode jogar à direita como à esquerda, tem uma polivalência muito grande e um grande carácter. E de certeza que está feliz por voltar ao clube onde se formou", considerou o técnico.
O Sporting gastou 5,5 milhões de euros para ficar com os 80% do passe do jogador natural da Nazaré que o Braga detinha. Esgaio Irá concorrer com Pedro Porro pela lateral-direita, porém o espanhol recebeu-o de braços abertos. "Bem-vindo, amigo! Vamos dar muitas alegrias", escreveu o futebolista espanhol depois de anunciada a contratação do ex-Braga. " Que coisa linda. Bem-vindo de volta, meu jogador", redigiu o ala Jovane Cabral. "Estás onde mereces", escreveu Bruno Fernandes, médio do Manchester United e ex-capitão do Sporting. "És grande irmão. Vai com tudo", comentou Ricardo Pereira, lateral do Leicester.