Ricardo Esgaio elogiado: "O Sporting pode estar à procura de outro jogador e ter lá o certo..."
Mal-amado por alguns adeptos, o ala sportinguista não está disposto a ceder a sua posição na equipa.
Corpo do artigo
Ricardo Esgaio é o único lateral direito do plantel atual e como tem sido noticiado vários alvos têm caído sucessivamente. Como tal, o jogador, por vezes mal-amado pelos adeptos, arranca como titular indiscutível no Sporting e tem impressionado pelos níveis físicos com que começou esta época. O lugar de Porro, de desequilibrador pela direita, pode ser do atleta da Nazaré, diz Betinho, que o conhece há muito, lembrando o talento ofensivo do antigo extremo.
Betinho recua aos tempos de formação quando o natural da Nazaré era extremo. Nos bês, foi até o melhor marcador. Impressionou pela forma física e é o titular por agora. Esteves foi riscado
"Joguei com o Esgaio desde os sub-13 até à equipa B do Sporting. Ele jogava como extremo, das poucas vezes que estivemos a perder, lá passava para lateral direito. Por aquilo que até mostrou no Braga [34 assistências para golo em quatro épocas] não percebo as dúvidas em relação à capacidade ofensiva dele, porque sempre teve muita qualidade em partes mais avançadas do terreno. Ele sentindo confiança, é natural que melhore nos cruzamentos e que faça assistências. Pode ser muito importante no Sporting. Pode o clube estar à procura de outro jogador para a posição e ter lá o jogador certo", advogou, a O JOGO, o avançado promissor da formação leonina e que chegou a jogar na equipa principal do Sporting em 2012/13.
Betinho conhece bem Esgaio da formação do Sporting e elogia-lhe a técnica e a força mental
Na equipa B, Esgaio marcou 17 golos em 2012/13 e 16 em 2013/14. "Era o marcador de penáltis. Tem uma técnica superior e foi o melhor marcador dessa equipa. Ainda assim, é nos passes que o destaco mais", corrobora o amigo, hoje longe do futebol devido a graves lesões no joelho.
"Sempre foi forte a nível mental, não vira cara à luta. Vê como natural ter competição"
Já tendo frisado a importância de Rúben Amorim dar confiança ao lateral, Betinho desvaloriza a mão cheia de erros de Esgaio em 2022/23, com clara penalização para a equipa: "Desde muito novo, sempre foi forte psicologicamente. Deu para perceber desde sempre que tinha essa força e a mentalidade certas. Não começou bem a época anterior, mas acabou em boa forma. Da maneira que o conheço, essas memórias não o vão afetar, porque ele não vira a cara à luta. E mesmo que chegue outro jogador para a posição, o Esgaio quer o melhor para o clube e vê com naturalidade a competitividade."
O jogador de 30 anos tem recebido sempre o apoio do treinador, que lhe permitiu em 2022/23 passar tempo com a família de modo a recuperar dos erros consecutivos que acumulou. Terminou com 38 jogos, marcando uma vez e fazendo três assistências, longe das 8 de 2021/22. Diante da Real Sociedad, assistiu Gyokeres e fez ele mesmo o 2-0 a passe de Pedro Gonçalves.
Gonçalo Esteves riscado por Amorim
No Sporting há uma alternativa interna a Esgaio, mas Rúben Amorim tirou-o da equação para 2023/24. Apesar dos bons pormenores mostrados em 2021/22, ainda sub-18, Gonçalo Esteves foi emprestado ao Estoril e, depois de voltar aos leões a meio da época, nunca foi opção para o treinador. É um ativo que a SAD quer valorizar, seja na I Liga, seja no estrangeiro, mas não conta para o treinador. Geny Catamo vem sendo testado na ala, em modelo tático mais ofensivo, além de Eduardo Quaresma na linha de quatro defesas.
16774959