
David Augusto/Global Imagens
Ricardo Carvalho recordou os tempos do FC Porto, onde foi campeão europeu, entre outros títulos conquistados.
Ricardo Carvalho foi três vezes campeão nacional pelo FC Porto, ganhando ainda a Liga dos Campeões e a Liga Europa pelos azuis a brancos. Numa viagem ao passado, recordou a sua saída de Amarante para o clube portista, ainda júnior, bem como as três épocas em que jogou ao mais alto nível sob a orientação de José Mourinho.
"Ao princípio deixava-me andar, era um bocado o sono dentro de campo, demorava um pouco a acordar e em alta competição isso não pode acontecer. Felizmente as pessoas tiveram paciência comigo, tanto o Mourinho, mesmo o Jorge Costa. Quando ele berrava ficava em sentido, aconteceu em vários jogos não entrar logo a 100% e depois da primeira chamada de atenção, ouvia, calava e fazia melhor. Felizmente joguei com o Jorge Costa, que foi importante no meu crescimento e percebi que não podia continuar assim", recordou Ricardo Carvalho, que representou o Mónaco nas últimas três épocas, encontrando-se atualmente sem clube.
Ricardo Carvalho destaca a importância que Jorge Costa teve na sua carreira, ao ser uma referência e um modelo para um jovem central ainda em ascensão: "Por vezes sentia que ele estava quase a morrer em campo e seguia, seguia. Eu pensava que não o podia deixar ficar mal, ele ia até ao fim, não dava parte fraca, sentia que estava no limite, mas não cedia", afirmou, numa entrevista ao Porto Canal.
