Varzim venceu em casa do União da Madeira por 2-1.
Corpo do artigo
O Varzim venceu em casa do União da Madeira por 2-1, num encontro da 13.ª jornada da II Liga portuguesa de futebol em que o suplente Romário marcou o golo que valeu os três pontos.
A equipa madeirense dominou a primeira parte e chegou ao intervalo em vantagem, mas, no segundo tempo, baixou de rendimento e o Varzim cresceu, ganhou confiança e empatou, por Eder Diez, e, por fim, chegou ao segundo tento, por Romário, que veio do banco (84 minutos) e marcou um minuto depois.
Com este resultado, o Varzim subiu ao 14.º lugar, com 16 pontos, ao passo que o União da Madeira está uma posição acima, com mais um ponto.
O União da Madeira entrou melhor do que o adversário, graças a um futebol apoiado e a uma boa circulação de bola, e, aos oito minutos, inaugurou o marcador. Lima Pereira tentou e falhou a interceção de um passe e a bola sobrou para Kwame N'sor, que bateu o guarda-redes Paulo Vítor.
O Varzim sentiu muito o golo e, aos 16 e 35 minutos, quase sofreu o segundo em remates de Rodrigo Henrique e de N'sor, tendo-lhe valido a atenção demonstrada pelo guardião Paulo Vítor.
Nilson também esteve bem a opor-se a um forte remate de Rui Costa (45 minutos), mas, na segunda parte, nada pôde fazer contra a crescente pressão que o Varzim exerceu e que deu dois golos.
Nesse período, o União da Madeira começou a dar sinais de erosão física e a recuar e o Varzim, gradualmente e sem jogar bem, tomou conta do jogo e tornou-se cada vez mais perigoso para a baliza visitante.
Os locais acabaram mesmo por empatar, num lance em que Rui Costa rematou, a bola embateu em Eder Diez e foi para a baliza de Nilson.
O técnico do União da Madeira, Filó, que protestou muito contra a arbitragem, foi depois expulso e o mesmo sucedeu mais tarde com o seu adjunto.
Aos 84 minutos, Romário substituiu o lesionado Eder Diez e, no minuto seguinte, fez o 2-1 e confirmou a reviravolta da sua equipa, para gáudio dos adeptos varzinistas e grande frustração da turma madeirense, que na reta final não parou de protestar contra o árbitro e algumas das suas decisões.
Jogo no Estádio do Varzim SC, na Póvoa de Varzim.
Varzim - União da Madeira, 2-1.
Ao intervalo: 0-1.
Marcadores:
0-1, Kwame N'sor, 08 minutos.
1-1, Eder Diez, 73.
2-1, Romário, 85.
Equipas:
- Varzim: Paulo Vítor, Jean Filipe, Sandro, Lima Pereira, Rui Coentrão (Neta, 66), Nélson Agra, Estrela, Keaton Parks, Denot (Renna, 66), Rui Costa e Éder Díez (Romário, 84).
(Suplentes: Paulo Cunha, Tiago Alves, Romário, Neta, Villagrán, Renna e Jeferson).
Treinador: João Eusébio.
- União da Madeira: Nilson, Tiago Moreira, Jaime Simões, Kusunga, Rúben Lima, Ryan Ramos, Mica, Breitner (Barboisa, 66), João Caminata (Talles, 75), Rodrigo Henrique e Kwame N'sor (Rafael Porcellis, 68).
(Suplentes: Tony, Allef Nunes, Talles, Rafael Porcellis, Luís Tinoco, Rafael Barbosa e Gian Martons).
Treinador: Filó.
Árbitro: Pedro Vilaça (Viana do Castelo).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Romário (85), Jaime (90) e Rui Costa (90+2).