Revelações sobre o onze, condolências a Aurélio Pereira e não só: a antevisão de Lage ao Tirsense-Benfica
Depois da goleada por 4-1 sobre o FC Porto no Dragão, o treinador do Benfica faz esta terça-feira, a partir das 13h45 (estava inicialmente marcada para as 13h30), a antevisão ao embate com o Tirsense, agendado para as 20h45 de quarta-feira e a contar para a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal
Corpo do artigo
O Prestianni é um dos jogadores que tem ficado fora das convocatórias. Não tem jogado na equipa principal nem na B. Terá oportunidade amanhã? "Claro que sim. Está convocado."
Como vai fazer a gestão do Tomás Araújo? Vai parar até ao final da época ou jogo a jogo verá? "Vai ser conforme o tempo e o que ele for sentindo. Jogou 60 minutos de enorme qualidade. Temos sempre gente preparada para jogar. Quando fazemos o onze, temos de completar a convocatória tentando colocar jogadores que tenham capacidade para jogar em mais do que uma posição. O Samuel entrou muito bem no espírito da equipa e já jogou em várias posições, mas, por vezes, preferimos tê-lo no banco porque tanto faz lateral esquerdo como de direito. O Leandro Barreiro ficou de fora e amanhã vai ser titular."
Anunciou que Otamendi fica em casa. Os jogadores que têm menos minutos podem ter mais oportunidade neste jogo? "Claro que sim. Toda a gente está a viver de rendimento, quer a titular, quer estando no banco. Estamos atentos à postura. Não falo em poupar. Nos últimos dois meses, fizemos jogo com o Santa Clara com o Bruma, Belotti. Não é só amanhã. Temos que perceber, em função dos jogadores que temos, qual o melhor onze para aquele momento."
Seferovic disse numa entrevista passada que o Lage é importante para mudar energia do grupo. Sente que aconteceu isso esta época? "São grupos diferentes. Estou aqui pela experiência, pela determinação em campo. Nos momentos difíceis, independentemente do jogo ou momento, conseguimos marcar presença e foi exemplo disso o que fizemos com a Juventus e último jogo [diante do FC Porto]. Sentimos a equipa determinada e com uma orientação a cumprir. A dedicação dos jogadores é enorme e isso deixa-me satisfeito. Tenho um conjunto de jogadores com enorme talento com sentimento de jogar em equipa que é visivel em campo."
Vai descansar Tomás Araújo para recuperar da lesão que o tem afetado e vai lançar Samuel Soares como titular? “Não vamos poupar ninguém, temos é de fazer a gestão que temos vindo a fazer. Posso adiantar que vai jogar o Samu [Samuel Soares], António [Silva], Florentino. Vamos determinados em fazer um grande jogo e fazer a gestão que temos de fazer. O Nico [Otamendi] fica em casa.”
Otamendi é aos 37 anos o jogador sul-americano mais minutos top10 Europa. É boa oportunidade para gerir e dar titularidade a Bajrami? "Titularidade ainda não sabemos. Para gerir o Nico quer nos minutos de campo quer de viagem, escusamos de fazer esta viagem de autocarro."
Não tem receio que o Benfica passa da euforia, o universo benfiquista, ao receio de se deslumbrar noutra competição? Este Benfica tem estofo para ganhar a Taça e ser campeão? "Temos de ter essa capacidade. A forma como treinamos leva-nos a pensar que estamos preparados para isso. Até que ponto é que a equipa tem de dar essa resposta. Perguntou-me antes como é que sofrendo dois golos com o Farense íamos encarar o jogo seguinte. Como vamos agora encarar o Tirsense, respeitando e escolhendo os melhores. Nunca permito que haja, que os jogadores pensem mais do que aquilo que controlamos. Claro que sentimos os adeptos, a onda, o apoio que temos recebido. Não permito que isso entre de forma a prejudicar ou distrair a equipa."
Morte de Aurélio Pereira: "Manifestar os sentimentos à família e recordar o trabalho fantástico que fez na prospeção do Sporting e em termos nacionais. Foi uma referência. Acredito que as pessoas que trabalharam com Aurélio Pereira tenham o mesmo carinho que nós tínhamos e temos por Jaime Graça, que foi muito importante. Acredito que seja uma referência para eles e manifestar as condolências."
Benfica é favorito ao título? "Somos favoritos a vencer a eliminatória com o Tirsense. Responderei quando mudarmos o chip para o campeonato. O nosso foco é o próximo jogo."
Tirsense: "As nossas desculpas pelo atraso, o treino estava a correr tão bem que perdemos a hora. Treinar com a seriedade de sempre e respeitar muito a competição e o Tirsense. Foco total na Taça de Portugal. Trata-se de meia-final, fizemos um percurso muito bom. Desde 2016/17 que não vencemos a competição. Sinal para valorizar o Tirsense ter chegado onde chegou. Reconhecemos o trabalho. Aqui estamos nós. Foco total no Tirsense, comprometidos em fazer um bom jogo e bom resultado e assumir o favoritismo na eliminatória."