Avançado espanhol tem contrato até 2025, mas a SAD quer segurá-lo e premiá-lo com um aumento salarial. Negociações estão em marcha e a conclusão do processo deve estar para breve, até porque o ponta-de-lança está feliz no clube e na cidade, tendo manifestado o interesse em prolongar a ligação.
Corpo do artigo
FC Porto e Toni Martínez já estão a tratar da renovação do contrato. Apesar de estar vinculado aos dragões até 30 de junho de 2025, a SAD portista entende que esta é a altura de premiar o rendimento desportivo e o profissionalismo do avançado espanhol, que tem dado tudo pela equipa, independentemente de ser ou não titular. Sérgio Conceição está satisfeito com o desempenho e com o compromisso do atacante, tendo dado o aval à renovação.
Segundo O JOGO apurou, as negociações não só estão em marcha como a conclusão deve estar para breve, até porque o jogador já manifestou interesse em prolongar o contrato. Toni Martínez está identificado com a cultura do clube e da cidade, sente-se apoiado pelos adeptos e crê que tanto a SAD como a equipa técnica têm valorizado o seu trabalho.
A ideia passa por ampliar o contrato e rever o salário para um patamar superior, tendo em conta a importância que vai tendo na equipa, independentemente de nem sempre ser titular.
Foi por querer jogar com mais regularidade que Toni Martínez admitiu sair no último verão, mas tanto Sérgio Conceição como a SAD nunca estiveram interessados em perder o jogador, mesmo sabendo que continuavam a contar com Taremi e Evanilson. Pinto da Costa, sabe O JOGO, teve até enorme importância para que o avançado optasse por permanecer no Dragão.
As propostas eram, aliás, tentadoras para o FC Porto e para o espanhol. Tanto no verão de 2022 como no último mês de janeiro surgiram abordagens concretas de várias clubes, entre as quais do Hertha Berlim e do Augsburgo, da Alemanha. Este último garantia-lhe um projeto desportivo e um estatuto salarial de figura de referência: o clube germânico estava ainda disposto a pagar 10 milhões de euros, mas os responsáveis do FC Porto recusaram.
Feliz na cidade e no clube, Toni Martínez aceitou ficar para ter maior protagonismo e a verdade é que melhorou todos os números nos azuis e brancos. Tem mais jogos (41), mais golos (11), mais assistências (5) e mais jogos a titular (15). E se, nos dragões, já superou todos os registos, ainda pode bater os 14 golos que marcou ao serviço do Famalicão, em 2019/20, tendo na altura registado três assistências.