
Miguel Pereira/Global Imagens
Relatório e Contas do exercício 2015/16 foi aprovado por larga maioria na Assembleia Geral Ordinária da SAD do Benfica.
O Relatório e Contas do exercício 2015/16 foi aprovado por larga maioria na Assembleia Geral Ordinária da SAD do Benfica, realizada esta quarta-feira, informou o clube da Luz.
Numa nota publicada no site oficial, o Benfica refere ainda que os seguintes pontos da ordem trabalhos foram igualmente aprovados: "proceder à apreciação geral da administração e fiscalização da sociedade; proceder à aprovação da declaração sobre a política de remunerações dos membros dos órgãos de administração e fiscalização; e proceder à eleição dos membros dos órgãos sociais, para o quadriénio 2016/2020".
O ponto número dois, "deliberar sobre a proposta de aplicação de resultados", foi aprovado por unanimidade.
Recorde-se que do Relatório e Contas Consolidado da época 2015/16, destacam-se, os 6,6 milhões investidos na aquisição do ex-leão Carrillo, bem como os 4,5 milhões por mais 40% do passe de Jonas.
Na rubrica relativa aos ativos da SAD, os aumentos de valores "dizem respeito essencialmente às aquisições de direitos de atletas" e, entre os vários pontos, a destacar "a aquisição dos direitos de inscrição desportiva e económicos do atleta, André Carrillo, num investimento total de 6.612 milhares de euros".
Dado ser informação que até agora ainda não tinha sido divulgada, ainda a destacar, no Relatório e Contas Consolidado 2015/16, "a aquisição do direito a 40% sobre uma futura mais-valia na transferência definitiva do atleta Jonas para outro clube e encargos com serviços de intermediação, num investimento total de 4.513 milhares de euros;". A SAD encarnada ficou, deste modo, com 90% do passe do avançado brasileiro, uma vez que já detinha 50% dos seus direitos económicos.
A SAD encarnada despendeu ainda 2,6 e 2,1 milhões de euros com as renovações de contrato de, respetivamente, Salvio e Jardel.
Relativamente a jogadores que abandonaram o clube, a SAD do Benfica assinala no seu relatório de gestão que "os rendimentos com transações de direitos de atletas ascendem a 81,9 milhões de euros, o que representa um crescimento de 3,9% face ao período homólogo, sendo de destacar os ganhos obtidos com as transferências dos atletas Renato Sanches, Gaitán, Ivan Cavaleiro e Lima;"
"O resultado líquido consolidado ascende a 20,4 milhões de euros, o que equivale a uma melhoria de 188,4% face ao período homólogo e corresponde ao terceiro exercício consecutivo em que a Benfica SAD regista resultados consolidados positivos, em simultâneo com a obtenção de resultados desportivos, designadamente a conquista de três títulos de campeão nacional", pode-se ler ainda no longo documento aprovado na noite desta segunda-feira na Assembleia Geral Ordinária da SAD do Benfica.
