Lúcio Correia, advogado especialista em Direito Desportivo explica a O JOGO que o relatório do árbitro poderá ditar um castigo pesado ao central
Corpo do artigo
Matheus Reis, no último suspiro do clássico, encostou a cabeça a João Pinheiro, árbitro que aparentemente terá desvalorizado o sucedido, pois não houve qualquer consequência disciplinar para o jogador brasileiro.
https://ojogo.vsports.pt/embd/82728/m/15029/ojogo/13c1f40f60b4069442906d8e3c8042d3?autostart=false
Ainda assim, o parecer que conste no relatório do jogo será determinante para o central. "Se no teor do relatório for considerado como tentativa de agressão pode ser enquadrado no artigo 145 alínea B, que prevê um castigo que pode ir de dois meses a dois anos. Isto, claro, falando na generalidade e sem prejuízo do teor do relatório em questão", explicou a O JOGO Lúcio Correia, advogado especialista em Direito Desportivo.
Caso seja considerada uma tentativa de agressão ao árbitro, a pena pode ir de dois meses a dois anos. Ao nosso jornal, fonte leonina revela tranquilidade com o caso e não haverá participações por Wendell.
"Se for considerado como um gesto ameaçador, entra no artigo 157 que prevê castigo de um a quatro jogos", acrescentou o também professor universitário. O relatório de João Pinheiro será decisivo, mas também o Conselho Disciplina pode atuar em conformidade consoante as imagens televisivas, aliás como aconteceu quando Matheus Reis foi castigado por gestos obscenos, no jogo da Liga, no Dragão, em 2021/22. Na altura, o jogador não foi logo punido porque foi alvo de um processo disciplinar e não de sumário. É nesse sentido que, sem ter sido expulso, o Sporting conta com Matheus Reis para o jogo com o Braga.
Fonte próxima do clube de Alvalade revelou a O JOGO que há tranquilidade quanto ao caso e também que espera que a ação hostil de Wendell sobre Pedro Gonçalves seja avaliada pelo Conselho de Disciplina. Confiando na clareza das imagens televisivas e que o gesto do lateral do FC Porto seja considerado como agressão, o Sporting não vai, apurou O JOGO, apresentar qualquer participação, esperando que os eventuais castigos saiam. Nesse caso será sempre levantado um processo de inquérito, mas os atletas não ficariam suspensos preventivamente. Só em caso de sumário e de terem sido expulsos durante o encontro, como aconteceu com Pepe e Tabata no clássico já mencionado da última Liga.