Daniel Ramos, o primeiro treinador do médio-ofensivo na I Liga, destaca a qualidade e a força mental do jogador boavisteiro na hora de bater os penáltis
Corpo do artigo
Reisinho voltou a ser determinante, desta feita com dois golos, ambos de penálti, que permitiram o empate do Boavista em Guimarães, já em período de descontos. O médio virou herói para os lados do Bessa e confirmou que se trata de um especialista na marcação de grandes penalidades. Foi desta forma, aliás, que garantiu a única vitória que a equipa tem no presente campeonato, depois de já ter convertido, contra o Vizela, o pontapé da marca dos 11 metros que carimbou a permanência do Boavista na época passada. Nesse jogo, curiosamente, nem era ele quem estava escalado para bater o penálti, mas Salvador Agra viu-o confiante e passou-lhe a bola.
Daniel Ramos, o primeiro treinador de Reisinho na I Liga, em 2019/20, não fica surpreendido com o acerto do médio-ofensivo na marca dos 11 metros por tratar-se de “um jogador confiante”. “Assume riscos e não tem medo de os correr. Ganhou autoconfiança depois daquele penálti decisivo na época passada. É forte do ponto de vista mental. Só um jogador com coragem pode assumir momentos desses. É um atleta bem preparado a nível mental”, destaca o antigo treinador dos axadrezados.
Reisinho voltou a manter o sangue frio contra o V. Guimarães, clube em que esteve cinco épocas e meia antes de chegar ao Bessa, tendo convertido o primeiro penálti aos 90’+5’ e repetindo a dose aos 90’+15’. O médio reconhece que se tratou de um jogo especial. “Nunca se esqueçam que nós não nos vergamos. Está na nossa génese lutar até ao fim, até ao último segundo... Somos Boavista”, escreveu nas redes sociais.
Já com três golos, todos decisivos na presente época, está a um de igualar o registo da temporada passada. Daniel Ramos acredita que vai confirmar todo o seu potencial. “A época passada foi a melhor dele. Conseguiu afirmar-se, e com muito mérito. Julgo que esta será a confirmação daquilo que aconteceu na época passada”, perspetiva o treinador, enumerando as valências do médio de 25 anos. “É um jogador com visão de jogo, forte tecnicamente. Tem um pé esquerdo muito acima da média. Melhorou do ponto de vista tático e nos duelos. Está um jogador mais completo. É um atleta que gosta de ter bola e que não se esconde do jogo. Joga para o ataque e tem rotação para chegar a zonas de finalização. Acho que tem condições para fazer ainda mais golos do que os que tem feito, porque define bem próximo da área. Tem colocado em evidência estes atributos. É um jogador bem mais confiante, mais maduro e competitivo”, elogia.
Pelo rendimento que tem apresentado nas últimas temporadas, Daniel Ramos acredita que o médio pode ambicionar jogar noutros patamares. “Tenho a certeza de que vai a tempo de triunfar. Tem demonstrado essa condição de valor ao longo da época passada e desta. Passou por muito e afirmou-se. É muito humilde, trabalhador e vai agarrar a oportunidade de demonstrar que é um valor seguro na nossa liga, até porque tem margem para crescer. São precisos jogadores que transmitam energia e confiança aos seus colegas. Ele está na idade certa para triunfar e pode atingir um patamar superior. Do ponto de vista do trabalho, crença e humildade, tem condições”, reforça.