Recuo de Corona permite-lhe explorar mais o jogo exterior e obriga-o a procurar os atacantes de outra forma. Entre os dez mais eficazes da I Liga (Alex Telles não está), seis são laterais
Corpo do artigo
As quatro primeiras jornadas do campeonato mostraram um Corona diferente para melhor ao nível do cruzamento.
"Jogar contra o V. Guimarães é sempre difícil, mas, no fim de contas, fizemos o que tínhamos de fazer e ganhámos os três pontos"
A assistência que efetuou para Marega lançar o FC Porto para o triunfo na receção ao V. Guimarães, no domingo, veio expor a melhoria substancial do internacional mexicano, que é quem apresenta o melhor índice de eficácia nesta ação entre todos os jogadores da Liga que somam, no mínimo, 180 minutos de utilização e uma média de 2 centros tentados por encontro.
Os 70 por cento de acerto não só o colocam à frente de Anzai (Portimonense) e Conté (Moreirense) na contabilidade do portal "Wyscout", como ainda representam o dobro da média que Tacatito teve nas primeiras quatro temporadas em Portugal. De resto, não fosse o excesso de pontaria de Marcano na baliza vimaranense (atirou à trave) e até poderia ter somado duas assistências neste tipo de ação.
Além de oferecer mais garantias a Sérgio Conceição do ponto de vista defensivo em comparação com Manafá e Saravia, Corona vai sustentando a aposta como lateral-direito continuando a fazer a diferença nas ações ofensivas.
Posição: nos primeiros quatro jornadas, o "17" azul e branco só atuou como ala uma vez (Barcelos)
O recuo no terreno até acabou por lhe favorecer neste capítulo, uma vez que as movimentações interiores do médio/ala (Romário Baró) permitem-lhe explorar todo o flanco e "obrigam-no" a tentar procurar outras formas de servir os homens mais adiantados. De resto, entre os dez jogadores que surgem no topo desta tabela particular, seis jogam habitualmente como laterais.
Curiosamente, Alex Telles, que foi o rei dos cruzamentos entre os azuis e brancos nas últimas épocas, vai com uma taxa de acerto de 46,7%.
MAIOR EFICÁCIA NO CRUZAMENTO (I LIGA)
Corona (lateral direito) FC Porto - 70%
Anzai (lateral direito) Portimonense - 63,6%
Conté (lateral esquerdo) Moreirense - 60%
Rochinha (ala direito) V. Guimarães - 55,6%
Davidson ala esquerdo) V. Guimarães - 54,5
Rúben Ferreira (lateral esquerdo) Marítimo - 50%
Henrique (lateral esquerdo) Gil Vicente - 50%
Matheus Reis (lateral esquerdo) Rio Ave - 50%
Ricardo Esgaio (lateral direito) Braga - 50%
Raphinha (ala direito) Sporting - 50%
11263174
Tecatito fala em missão cumprida na receção ao V. Guimarães
Eleito como o terceiro vencedor do galardão Mérito e Valores Porto, Corona usou uma parte da curtíssima declaração à FC Porto TV para repetir os agradecimentos que já havia feito logo após o jogo com o V. Guimarães nas redes sociais do clube.
"Estou agradecido pelo apoio que [os adeptos] nos dão sempre e por este prémio que me atribuíram", começou por referiu o internacional mexicano, comentando ao de leve o triunfo frente aos vimaranenses. "Jogar contra o V. Guimarães é sempre difícil, mas, no fim de contas, fizemos o que tínhamos de fazer e ganhámos os três pontos", sublinhou o extremo agora convertido em lateral-direito.