Rei da Pérsia arromba o pódio: Taremi já tem lugar cativo na história do FC Porto
Avançado iraniano passou Hulk e tornou-se o terceiro melhor marcador estrangeiro da história do clube
Corpo do artigo
Já ninguém tira a Mehdi Taremi um lugar na história do FC Porto. Após o póquer em Famalicão, o iraniano ultrapassou Hulk e tornou-se o terceiro melhor marcador estrangeiro da história do clube, com 79 golos.
Póquer em Famalicão deixou o iraniano apenas atrás de Jackson e Jardel. Colombiano fora o último a marcar 30 golos numa época e a consagrar-se como melhor marcador do campeonato.
Como se vê na infografia em apoio, à frente do camisola 9 restam Jackson Martínez (92) e Mário Jardel (168), ainda distantes, sobretudo o brasileiro, que marcou uma era nos dragões. Já alcançar o colombiano é uma meta perfeitamente ao alcance de Taremi numa época. Tem contrato até 2024 e todos os cenários estão em aberto, mas isso são assuntos para outras alturas.
Na presente temporada, Taremi ainda tem dois jogos para melhorar um registo que já é o melhor da carreira, com 30 golos. Aliás, desde que chegou a Portugal, para jogar no Rio Ave, em 2019/20, Mehdi fez sempre melhor do que na época precedente e soma precisamente 100 golos entre o emblema de Vila de Conde e o do Invicta. Na lista dos estrangeiros, há figuras com melhor média de golos, mas o iraniano sobressai nas assistências: soma 39 de azul e branco, sempre a atingir os dois dígitos em cada época. Este item não era registado em tempos mais antigos, ou com a devida fiabilidade, mas, na era moderna, só Hulk, com 50 assistências, faz sombra. Tudo somado, em 145 partidas, Taremi contribuiu diretamente para 118 golos do FC Porto.
Entre disparos certeiros e assistências, Mehdi Taremi contribuiu diretamente para 118 golos do FC Porto, em 145 partidas desde 2020/21
Uma influência evidente, incontornável e que ainda pode ser coroada de outra forma. Taremi saltou para a liderança dos artilheiros da I Liga, com 21 tiros no alvo e resta-lhe uma jornada para tentar agarrar um prémio individual que um jogador dos dragões não alcança desde 2014/15, precisamente com Jackson Martínez. O cafetero também fora o último nome do FC Porto a atingir 30 ou mais golos numa época. Aumentar o pecúlio também pode deixar Taremi entre os 15 melhores goleadores absolutos dos dragões: está a dois de igualar José Maria, que representou o clube nos anos 1950.
16396501
16397887