Dragões finalizam com a Roma a transferência do central espanhol Marcano, que aceita baixar o salário para voltar a "casa"
Corpo do artigo
Empréstimo está fora de questão: o FC Porto quer Marcano a título definitivo, acenando com um contrato de três temporadas. Espanhol já não treinou ontem às ordens de Paulo Fonseca.
Marcano aceita abdicar de parte do salário, de números incomportáveis para o Dragão
Luis Díaz chega hoje para se juntar de imediato ao plantel portista, mas esta quarta-feira pode trazer mais um reforço para Sérgio Conceição. Marcano está muito perto de ver confirmado o regresso ao Dragão, apenas um ano depois de ter saído, a custo zero, para a Roma.
O central foi autorizado a ausentar-se do treino de ontem [o primeiro da pré-temporada] para negociar com os dragões, mas ainda não viajou para a Invicta. Segundo o que O JOGO apurou, o acordo pode ser selado ainda hoje, com a assinatura de um contrato válido para as próximas três temporadas, portanto até junho de 2022.
Inicialmente, chegou a ser ponderado o empréstimo, mas o FC Porto prefere ter o jogador a título definitivo [e a Roma também se mostrou mais inclinada a uma saída] e a SAD está disposta a fazer um esforço financeiro para garantir o experiente defesa de 32 anos. Ao contrário do que chegou a ser noticiado, o FC Porto não pagará cinco milhões de euros à Roma, embora admita algum tipo de pagamento pela libertação do defesa.
Para voltar a "casa", Marcano aceita abdicar de parte do salário, que ultrapassa os dois milhões de euros limpos e seria incomportável para os cofres portistas.
Depois de ter tentado o regresso de Mangala, ainda em junho, o FC Porto estudou algumas possibilidades no mercado, mas há muito que Marcano era a preferência de Sérgio, que assim terá à disposição um central esquerdino para fazer dupla com Pepe, como sempre pediu, e que dispensa qualquer período de adaptação.
11092028
O espanhol chega para colmatar uma das vagas deixadas em aberto no eixo da defesa do FC Porto com as saídas de Éder Militão (Real Madrid) e Felipe (Atlético de Madrid).
A saída de Marcano da Roma estava pendente do aval de Paulo Fonseca, mas também da chegada de outro elemento para essa posição. Ora Gianluca Mancini, da Atalanta, está prestes a ser oficializado no emblema da capital italiana, o que permitiu que o treinador português tenha "dispensado" o defesa espanhol da apresentação aos trabalhos.
Se tudo correr conforme o previsto, Marcano estará hoje no Dragão para formalizar o acordo, podendo inclusive realizar já os exames médicos. O JOGO tentou, ao longo do dia, contactar Iñaki Ibanez, empresário do defesa, mas este nunca atendeu, nem respondeu às mensagens.
11090991
Guarda-redes e médio em falta
Com o dossiê do central encerrado com a iminente chegada de Marcano, a SAD do FC Porto mantém-se ativa no mercado, procurando encontrar o substituto de Casillas na baliza. Já muitos foram os nomes apontados, mas foram sendo sucessivamente desmentidos, e a verdade é que Sérgio Conceição continua a trabalhar com Vaná, Diogo Costa e Mbaye, sendo que os dois últimos não devem ficar no plantel.
O treinador portista esperava ir para estágio (na segunda-feira) com essa questão resolvida, mas não é seguro que aconteça. No grupo faltará ainda um médio para o lugar de Herrera, embora neste momento essa não seja a prioridade de mercado.