Médio cumpriu castigo frente ao Inter e é um "reforço" de peso para a visita ao Braga, a terceira equipa que mais vezes defrontou em Portugal.
Corpo do artigo
Cumprido o castigo pela expulsão em casa do Inter de Milão - o primeiro cartão vermelho da carreira -, Otávio está de volta às opções do FC Porto para a complicada e importante deslocação a Braga.
O regresso do criativo, para lá do impacto na estratégia de Sérgio Conceição em qualquer partida, é especialmente bem-vindo num momento em que o treinador continua a ter de lidar com outras ausências, especificamente no corredor direito, o ponto de partida de Otávio.
Com João Mário em séria dúvida para a Pedreira, por culpa de uma entorse no joelho sofrida frente ao Estoril e que já o retirara do desafio com o Inter, o "Baixinho" devolve boa parte da dinâmica ofensiva, sem esquecer os equilíbrios defensivos e a pressão alta.
Resta saber quais serão as peças escolhidas pelo técnico e a verdade é que a polivalência de alguns jogadores alarga as possibilidades. Pepê, que na terça-feira alinhou a lateral-direito, poderá repetir a tarefa, mas agora em parceria com o principal organizador de jogo da equipa. No duelo com os italianos, Stephen Eustáquio descaiu muitas vezes para a direita, mas o regresso de Otávio pode colocar em causa a repetição do trio formado pelo canadiano, Grujic e Uribe. Por outro lado, também Rodrigo Conceição poderá render João Mário, permitindo a Pepê alinhar, por exemplo, como segundo avançado num 4x4x2 ou extremo de um 4x3x3 - isto se o brasileiro, que treinara de forma condicionada nas últimas semanas e fez um grande esforço na Champions, estiver em condições de alinhar de início.
Certo, mesmo, é o contributo de Otávio para os azuis e brancos, num jogo em que a experiência também tem que se lhe diga. O internacional português já defrontou o Braga por 16 vezes entre o FC Porto e o empréstimo ao V. Guimarães, grande rival dos arsenalistas. É a terceira equipa que mais vezes encontrou, atrás de Sporting (19) e Benfica (18). Nesse percurso, apontou dois golos, um por cada equipa, e deu três a marcar, dois ao serviço dos vitorianos. Na primeira volta, no triunfo por 4-1 no Dragão, Otávio foi baixa por lesão, mas agora tem a vantagem de, ao contrário dos colegas, não ter de pagar a fatura pelo desgaste de terça.