Com seis jogadores em isolamento, Pako Ayestarán trabalha com 11 elementos, três deles guarda-redes. O processo defensivo tem sido o maior desafio...mais um para quem já se habituou.
Corpo do artigo
Talvez não seja o desafio mais difícil que o Tondela teve de ultrapassar na I Liga, mas será um dos mais insólitos para um clube que se habituou a desafiar probabilidades. Pako Ayestarán só tem, neste momento, três guarda-redes e oito jogadores de campo disponíveis, o que coloca óbvios entraves à preparação, mas há a garantia de que a situação se vai compor em breve: terminará o isolamento de seis jogadores e chegarão reforços.
"Onde estamos mais fracos é a nível defensivo. Contamos com um central, esperamos fechar dois centrais nos próximos dias e, depois, já começará a ser outra coisa. Na lateral esquerda contamos só com Khacef", detalhou o treinador do Tondela, a quem só resta uma saída: "Não podemos trocar, temos de trabalhar e enfrentar a situação."
No mesmo sentido, David Belenguer, presidente da SAD, revelou que "há muitas conversas abertas e muitas negociações praticamente fechadas". "Gosto de pôr pressão às pessoas que trabalham para o Tondela e espero que, antes de chegarmos ao Luso [estágio inicia dia 12] tenhamos dois ou três jogadores contratados e, durante o estágio, outros dois ou três. É a marca que pus como objetivo", explicou o dirigente, que levantou um pouquinho o véu: "De onde vêm? São bons jogadores [risos]. Na maioria, são portugueses."
Indissociável do projeto do Tondela está a "aposta na formação". "Entendo o futebol dessa maneira. A prioridade é buscar dentro de casa. Se não se encontra, há que ir fora", vincou Belenguer, ciente de que, para tal, é necessário outro desejo, a cidade desportiva: "Há que dar-lhes condições para que cresçam."
Dantar para gerir os ritmos de jogo
Ontem foi o primeiro treino de Tiago Dantas, médio a quem Ayestarán deteta "bom jogo combinativo e posicional". "Gosta de organizar o jogo e é capaz de o pausar ", explicou o técnico. Já Salvador Agra apoia-se na "experiência do míster" para virar este momento. "As coisas vão resolver-se. Os poucos que estão, estão a trabalhar bem. Tenho a certeza de que vamos fazer uma boa época", projetou o extremo. Tiago Almeida e Khacef estão infetados, Joel Sousa e Souleymane cumprem isolamento profilático e Bebeto e Pedro Augusto fazem quarentena após o regresso do Brasil