Contratações têm impacto imediato com Francesco Farioli
Corpo do artigo
Longe parecem estar os tempos em que os reforços portistas precisavam de passar por um período de “sofrimento”, no fundo de adaptação, até chegarem ao ponto de terem direito a uma oportunidade que lhes permitisse, depois, agarrar um lugar no onze. O paradigma no Dragão mudou com a chegada de Francesco Farioli e com a política de contratações adotada neste mercado de verão, com a aposta em jogadores europeus ou que jogavam no Velho Continente.
O lema “chegar, ver e vencer” aplica-se a quase todas as caras novas do FC Porto para 2025/26. Na verdade, nos 11 jogadores com mais minutos até ao momento, seis são reforços e, de todas as contratações, apenas dois ainda não entraram em campo: o guarda-redes João Costa e o central Kiwior, fechado no último dia do mercado e em cima da paragem para as seleções. O polaco espreita a estreia no sábado, frente ao Nacional.
Seis dos onze jogadores com mais minutos são caras novas para esta temporada. Borja Sainz entre os melhores marcadores, Alberto Costa no topo dos assistentes e há ainda um furacão dinamarquês a impressionar: Froholdt
Se atendermos à lógica das escolhas do treinador italiano, as probabilidades disso acontecer são altas. Basta recordar dois casos: Pablo Rosario foi oficializado a 28 de agosto e, dois dias depois, somou os primeiros minutos no clássico de Alvalade. Assim como Luuk De Jong também não precisou de muito tempo para ser chamado à ação, logo na ronda inaugural.
Pelo que se percebe, as adaptações têm sido rápidas e o impacto na equipa imediato. Froholdt será o caso mais badalado, pela juventude e por como carrega a equipa às costas, mas também pelo golo e assistências que já tem. É o segundo reforço com mais minutos, apenas suplantado por Alberto Costa, o “carteiro” do Dragão, com quatro entregas para golo. O lateral, porém, já sabe que perderá o estatuto de mais utilizado porque está lesionado e vai perder alguns jogos.
De resto, De Jong e Borja Sainz também já incluíram os seus nomes na lista de marcadores do FC Porto desta temporada, e Gabri Veiga também já esteve ligado diretamente a um golo
Mais discreto apenas Prpic, ainda assim chamado à ação por três vezes, numa rotação que Farioli pretende manter de forma a evitar a sobrecarga física dos jogadores, ainda mais agora que se inicia um ciclo intenso com seis jogos — podem ser cinco se a visita a Arouca for mesmo adiada — em três semanas.