Reforço rende em Guimarães: "Nunca vi um jogador a ter uma evolução tão rápida"
Autor dos golos nos triunfos das duas primeiras jornadas, André Silva está a ter um rendimento como ponta-de-lança que surpreende um dos seus treinadores, Henrique Nunes.
Corpo do artigo
Contratado ao Arouca, onde fez dez golos e três assistências em 34 jogos, na época passada, André Silva começou já a justificar a aposta do V. Guimarães.
O avançado de 25 anos marcou em Chaves e na receção ao Estoril, sendo decisivo nos triunfos, por 1-0, que deram seis pontos à equipa de Moreno Teixeira no arranque do campeonato.
"Para mim, é uma grande surpresa aparecer em grande na I Liga como ponta-de-lança", confessa Henrique Nunes, que orientou o avançado no Arouca, então no papel de extremo. "Como ponta-de-lança tem mais espaço e, sendo rápido, e um jogador com faro de golo, chega à baliza com facilidade. Com toda a sinceridade, não esperava que tivesse esta projeção e nunca vi um jogador a ter uma evolução tão rápida em tão pouco tempo. Além do próprio André, há grande mérito do ex-treinador, o Armando Evangelista, que descobriu a posição em que ele melhor se adapta", defende o técnico, recordando as dificuldades que apresentava em 2019/20, no Campeonato de Portugal. "Quando chegou dos sub-23 do Rio Ave era extremo, tanto à direita como à esquerda. Já evidenciava velocidade, um bom remate, um pé esquerdo maravilhoso, mas, nas faixas, não rendia tanto como o potencial que demonstrava. E, verdade seja dita, o Armando Evangelista, é que o meteu no lugar em que ele está a explodir, que é como ponta-de-lança", elogia.
Henrique Nunes não tem dúvidas de que o avançado do Vitória "está no seu ponto mais alto." "Ainda é novo, pode crescer muito mais e chegando ao Vitória de Guimarães, que é uma sempre uma das grandes equipas do nosso campeonato, pode ficar mais completo", defende, sublinhado o encanto por um dos dois golos apontados. "Neste golo com o Estoril, por exemplo, numa jogada lindíssima, ele teve a perceção de que a bola ia entrar ali. É isso que o diferencia", aponta.