Pablo Alfaro, que foi treinador de Gabri Martínez no San Fernando, destaca a velocidade
Corpo do artigo
Pablo Alfaro, mítico central do Sevilha, foi técnico de Gabri Martínez no San Fernando, equipa do terceiro escalão em que atuou o reforço do Braga, em 2022/23. O extremo, formado no Girona, que reforçou indicações positivas um patamar acima, no Mirandés, na temporada transata, agradou, e muito, a Alfaro. “Era introvertido, mais do estilo tímido, calado no balneário. Mas logo se destacou em duas facetas importantes. Era muito rápido e podia jogar nos dois flancos”, conta o agora treinador do Murcia.
Alfaro expõe com maior nitidez os pontos fortes de Gabri Martínez, que terá responsabilidade de impressionar Daniel Sousa. “Era muito rápido sem bola mas também na condução; tornava-se muito difícil pará-lo. Tem uma arrancada e uma aceleração muito alta. Dependendo do que queira o treinador, como decida organizar o modelo de jogo, é um jogador que garante facilidade de ultrapassar adversários. Não o faz tanto pela finta, porque não é tecnicamente excelso, mas, pela sua velocidade, deixa os rivais para trás”, contextualiza Alfaro, surpreendido com a capacidade negocial do Braga junto do Girona. “Para chegar ao top quatro de Portugal é um salto muito grande, passa da segunda divisão para a disputa da Liga Europa. Sai do Mirandés, um clube humilde, de povoação. É uma mudança significativa e um desafio muito bonito para Gabri crescer”, realça, aplaudindo a aposta.
“Se olharmos aos 21 anos, tem uma margem de crescimento brutal. Acima das ações individuais, que constituem a sua grande força, terá de perceber o que a equipa necessita dele e fazer o que míster pedir, defensiva e ofensivamente. No fundo, mostrar qual será a sua participação taticamente”, analisa. “Individualmente, Gabri fará dano. Mas, se compreender o que esperam dele, vai ser muito melhor”, expressa, vislumbrando airoso casamento. “Vai poder crescer muito, e rápido, em Braga, ajudando o clube a fazer uma grande temporada. O importante é que participe o máximo possível numa equipa de nível muito elevado”, relata, decifrando a alma de Gabri. “Tímido no balneário, atrevido no campo! É um rapaz moderno no penteado, na moda mas, no íntimo, é introvertido. Acredito que vai chegar e envolver-se com os mais jovens do plantel. É alguém que pode dar um extraordinário rendimento.”