
Pinto da Costa, presidente do FC Porto, está presente na Assembleia Geral da Liga em que os clubes dos campeonatos profissionais vão decidir se aceitam a proposta da LPFP para reduzir a II Liga para 20 participantes em 2017/18.
Com a presença de Pinto da Costa, presidente do FC Porto, os 18 clubes da I Liga e os 19 da II Liga estão reunidos desde as 10h15 na sede da Liga, no Porto. Nesta Assembleia Extraordinária, que conta com representantes dos outros grandes - Paulo Gonçalves, do Benfica, e Patrícia Silva Lopes, do Sporting -, os 37 clubes dos campeonatos profissionais vão discutir a proposta da Liga de redução do segundo escalão para 20 clubes em 2017/18.
A Liga pretende que, além de descerem quatro clubes e subirem dois do Campeonato de Portugal de 2016/17 para 2017/18, seja disputado um play-off pelo 17º e 18º classificado da II Liga e pelos terceiro e quarto classificados do primeiro escalão do futebol não profissional.
Esta proposta não parece agradar aos clubes da II Liga, atendendo a que poderá haver a possibilidade de serem despromovidos seis clubes na mesma edição da II Liga.
Garantida a fórmula de redução para 20 equipas em 2017/18, ao que O JOGO apurou parece haver um consenso de estabilizar o número de equipas que descem (dois da II Liga) e que sobem, outros dois do Campeonato de Portugal.
Além de Pinto da Costa, estão presentes na Assembleia Geral mais quatro presidentes de clubes da I Liga: Júlio Mendes, do Vitória de Guimarães, António da Silva Campos, do Rio Ave, Álvaro Braga Júnior, do Boavista, e José Eduardo Simões, da Académica.
