Recordista desaparecido: Benfica só numa final desde que venceu Taça da Liga em 2016
Águia, com sete taças no museu, só foi a uma final desde 2016. Benfica e Braga já se defrontaram por três vezes na meia-final da Taça da Liga e os bracarenses estão em vantagem, dado que eliminaram os encarnados em dois embates.
Corpo do artigo
Benfica e Braga decidem esta quarta-feira (19h45) quem disputa a final da Taça da Liga, num embate que se segue a outro, relativo ao campeonato, que sorriu aos bracarenses, em pleno Estádio da Luz (1-2), sendo esta uma oportunidade para o recordista desaparecido em combate desde que conquistou o sétimo troféu, 2016, tentar redimir-se frente ao campeão em título da competição, que tem na bagagem de títulos mais duas edições.
Desde que goleou o Marítimo (6-2), na discussão da prova em 2015/16, o Benfica esteve (quase) sempre afastado das decisões. Aliás, nas sete edições seguintes, até à atual, registou apenas uma presença na final, em 2021/22, tendo então sido batido pelo Sporting, o segundo clube com mais conquistas (quatro). De resto, os encarnados ficaram pelo caminho em duas fases de grupos e foram eliminados em quatro meias-finais, a última das quais na temporada passada, quando caíram nos penáltis diante do Estoril após o 1-1 nos 90 minutos.
Voltando às meias-finais, o Benfica já defrontou o adversário de hoje por três vezes nesta fase e os bracarenses estão em vantagem. Em 2020/21, o Braga derrotou as águias por 2-1, o mesmo marcador do triunfo dos benfiquistas em 2015/16, na caminhada até à conquista do troféu. Os dois contendores mediram forças nas “meias” de 2012/13, tendo os minhotos triunfado nos penáltis (3-2) após o nulo nos 90 minutos. No historial há ainda um empate (1-1) mas na fase de grupos.