Recordes: equipa comandada por Rúben Amorim já tem lugar na história do Sporting
São quatro os troféus ganhos nos últimos 12 meses e seis os arrecadados nos últimos três anos.
Corpo do artigo
Com a Taça da Liga conquistada no sábado em Leiria, diante do Benfica (2-1), o Sporting vencia o seu quarto troféu dos últimos 12 meses e, ao mesmo tempo, o sexto dos últimos três anos.
Dois registos que se constituem como recordes do clube e que fixam esta equipa comandada por Rúben Amorim diretamente na história leonina.
A saga teve início a 23 de janeiro de 2021 quando (também em Leiria), Porro apontava o golo do triunfo sobre o Braga, na final da Taça da Liga. Quatro meses depois, os adeptos acorriam em massa ao Marquês de Pombal para festejar um título de campeão nacional que há 19 anos fugia ao clube. Entretanto festejaram-se os triunfos na Supertaça (a 31 de julho, numa final com o Braga ganha por 2-1) e, sábado passado, o bis na Taça da Liga.
Na história do clube, o mínimo período de tempo necessário para festejar quatro troféus tinha sido de 14 meses e meio, quando, entre maio de 2007 e agosto de 2008, o Sporting venceu duas taças e duas supertaças. A 27 de maio, Liedson dava o triunfo por 1-0 sobre o Belenenses, e em agosto foi a vez de Izmailov fazer a festa no 1-0 sobre o FC Porto, para a supertaça. No ano seguinte, os dragões foram batidos na taça (2-0, bis de Tiuí) e também na supertaça (2-0, bis de Djaló), esta última a 16 de agosto, a selar o quarto troféu em 15 meses. Se juntarmos a estes quatro troféus a Taça da Liga ganha em janeiro de 2019 e a Taça de Portugal no mesmo ano, então são seis troféus em três anos. Quando, até hoje, o leão nunca tinha ganho mais de cinco no mesmo espaço de tempo.