Um golo de Rambé aos 87 minutos, depois de uma grande penalidade falhada, assegurou um empate 1-1 ao Sporting de Braga B no terreno do Oriental.
Corpo do artigo
No Campo Eng.º Carlos Salema, em Lisboa, a formação de Marvila adiantou-se no marcador aos 13 minutos, através de Leonel, mas o Oriental não conseguiu segurar a vantagem e consentiu o empate ao cair do pano, um resultado que mantém as duias equipas bem perto da zona de despromoção.
Motivados pela passagem na Taça de Portugal, os jogadores do Oriental entraram a todo gás, remetendo o Braga B para o seu meio campo. Após uma ameaça de Henrique aos seis minutos, a equipa de João Barbosa fez o 1-0, num lance em que Leonel fez a recarga com êxito, de primeira, depois de a barra ter devolvido um "chapéu" de Tom.
Em vantagem, o Oriental continuou a ser superior, com mais posse de bola, mas nunca conseguiu transformar esse domínio em mais golos e, nos últimos minutos da primeira parte, viu o Braga B chegar perto da baliza de Mota.
Aos 38 minutos, o avançado Rambé fez o primeiro remate dos visitantes, com a bola a passar perto da trave da baliza de Mota, e, já em cima do intervalo, na sequência de um pontapé de canto cobrado por Nuno Valente, o defesa brasileiro Erivaldo surgiu sozinho ao segundo poste, mas cabeceou ao lado.
Na segunda parte, o ritmo de jogo abrandou e, com muitas disputas de bola a meio campo, ambas as formações só causaram perigo através de lances de bola parada.
Primeiro o Oriental, aos 55 minutos, num livre direto cobrado por Valdo que Tiago Sá defendeu de forma aplicada, e depois o Braga B, que aos 66 minutos podia ter chegado ao empate, através de uma grande penalidade a castigar falta de João Pedro sobre Erivaldo.
Na conversão do castigo máximo Nuno Valente atirou colocado, mas o guarda-redes Mota levou a melhor.
O Oriental entregou o jogo ao Braga B e a formação de Fernando Pereira tentou de todas as maneiras chegar ao empate, que viria a surgir num grande golo do cabo-verdiano Rambé, com um tiro a cerca de 30 metros da baliza, sem hipóteses de defesa para Mota aos 87, fazendo o seu quarto golo na competição.
Até ao fim do encontro, o Oriental podia ter desfeito o empate num cabeceamento de Mauro Bastos, após canto cobrado do lado direito, mas Tiago Sá, num grande voo, negou o golo ao avançado da equipa da casa.
Jogo realizado no Campo Eng.º Carlos Salema, em Lisboa.
Ao intervalo: 1-0.
Marcadores: 1-0, Leonel (13 m); 1-1, Rambé (87m).
Equipas:
ORIENTAL: Mota, Tiago Rosa, Hugo Grilo, Daniel Almeida (Seidi, 46), João Pedro, Valdo, Tom, Miguel Paixão (Bruno Aguiar, 68), Henrique (Pedro Alves, 85), Mauro Bastos e Leonel.
(Suplentes: Janota, Seidi, Bruno Aguiar, Pedro Alves, Roncatto, Ballack e Córdoba).
Treinador: João Barbosa.
BRAGA B: Tiago Sá, Oto'o Zue, Gonçalo, Boly, Núrio, Mauro, Vuckeciv (Joca, 81), Nuno Valente, Erivaldo (Nené, 90+2), Rambé e Fábio Martins (Agdon, 68).
(Suplentes: José Costa, Agdon, Elton, Didi, Nené, Nikiema e Joca).
Treinador: Fernando Pereira.
Árbitro: João Pinto (Lisboa).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Miguel Paixão (28), Valdo (59), Seidi (66), Agdon (76), Núrio (82) e Tiago Sá (90+2).
Assistência: cerca de 400 espetadores.